Um agosto com gosto para lá de amargo para os vascaínos. Com o revés frente ao Flamengo, no domingo, o time passou a somar, no mês, duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória. É, até o momento, o mês de pior aproveitamento da era Ricardo Gomes/Cristovão Borges, que teve início em fevereiro do ano passado.
Com os resultados pouco favoráveis em agosto, o Vasco foi ultrapassado pelo Fluminense, que agora é segundo colocado no Brasileirão, viu o Atlético Mineiro abrir sete pontos de vantagem e o Grêmio, quarto colocado, encostar, com apenas um ponto de diferença.
– Essa sequência não positiva preocupa e a gente tem de trabalhar para melhorar. Temos potencial para isso, estamos precisando somar pontos. O líder já começa abrir diferença e isso não podemos permitir – disse Cristovão Borges.
No ano passado, o time, em dezembro, teve os mesmos 33,3% de aproveitamento de agora, mas com apenas um jogo (empate com o Flamengo). Em junho, teve só 38%, mas foi quando o time justamente conquistou a Copa do Brasil.
Por falar em momentos gloriosos, curiosamente, agosto costuma trazer boa lembranças aos vascaínos. Tanto é que nesta terça-feira o clube, fundado em 21 de agosto de 1898, completa 114 anos. Além disso, foi neste mês que o Cruz-Maltino levantou sua única taça da Copa Libertadores, em 1998, e seu primeiro Brasileiro, em 1974.
Como o mês ainda não terminou, o Vasco ainda tem chance de mudar esse panorama. Ainda restam duas partidas, duas pedreiras. No sábado, o Vasco enfrentará o Fluminense. Logo depois, na quarta-feira, pegará o Grêmio, em Porto Alegre.