O Vasco entra em campo para o clássico contra o Flamengo. Alecsandro, Juninho & Cia. sofrem para sair da marcação de um dos melhores zagueiros do Brasil... Dedé!? Um enredo como esse, hoje, seria impensável. Faz parte apenas dos piores pesadelos dos cruz-maltinos. Mas o fato é que, em 2009, o Mito, por detalhes, não foi parar na Gávea.
Em recente entrevista, Dedé revelou que soube de um interesse do Flamengo, quando defendia o Volta Redonda. E, segundo o LANCENET! apurou, a vontade de contar com o Mito chegou a ser oficializada pela diretoria rubro-negra, antes mesmo de o Vasco ter interesse em sua contratação. Porém, o principal entrave foi a negativa do técnico da época, Cuca.
– Após um jogo contra o Volta Redonda, durante o Carioca, a diretoria queria a contratação do Dedé, mas o técnico da época não quis. Sem a aprovação, não faríamos negócio. Foi um grande erro. Seria fantástico ter o Dedé no Flamengo – lembrou Plínio Serpa Pinto, na época, diretor de futebol do Rubro-Negro.
Segundo o agente de Dedé, Magrão, o Flamengo também não chegou a um acordo com o Voltaço:
– Houve esse interesse, o Flamengo fez um contato oficial, mas não teve acordo com o Volta Redonda.
O interesse vascaíno também surgiu após um confronto com o Volta Redonda, pelo Estadual de 2009. E a diretoria cruz-maltina comemora a cartada, mais do que acertada.
– Quando vi o Dedé em campo, falei para o Rodrigo Caetano (diretor de futebol do clube na ocasião) ir atrás, ver a possibilidade. Trazê-lo foi nosso maior acerto. Dedé, hoje, é a cara o Vasco, se valorizou muito aqui. É um dos grandes zagueiros do mundo e que bom que ele está do nosso lado – disse José Hamilton Mandarino, vice de futebol do Vasco.
Bate-bola com José Hamilton Mandarino, vice de futebol do Vasco
Como teve início esse interesse pelo Dedé?
Fomos enfrentar o Volta Redonda, em 2009, pelo Carioca. Dedé formava dupla com o já veterano Júnior Baiano e tinha a incumbência de fazer a cobertura. Logo comentei: “Esse garoto vai jogar muito futebol”. Grande, alto, apesar do físico tinha mobilidade. Cobria de um lado, do outro...
E o Vasco tinha concorrentes? Até o Flamengo o procurou...
Eu não escutava muita gente falando do Dedé, não. Diria até que foi uma contratação fácil. Até aqui no Vasco falavam que ele era muito verde. Mas tem que dar chances. E que bom que ele é do Vasco (risos).
Foi a contratação mais acertada de vocês?
Sem dúvida. Era novinho... É só ver o quanto valorizou. Virou um jogador reconhecido no mundo.
Fonte: Lancenet