Justiça interditou alojamentos da base do Vasco em São Januário

Terça-feira, 14/08/2012 - 17:32

Condições insalubres e indignas, como se vivessem em abrigos de menores infratores. Foram as palavras usadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para qualificar as categorias de base do Vasco. Por decisão da Justiça, o alojamento que serve de moradia para cerca de 60 jovens atletas foi interditado.

A justiça fixou prazo de cinco dias para o clube melhorar os alojamentos. Se a decisão judicial for descumprida, as categorias de base do clube serão fechadas.

Além disso, o Vasco pode ser obrigado a entregar os adolescentes aos seus pai, pagando os custos das viagens. Durante quase dois anos, promotores da Infância e Juventude visitaram as instalações em São Januário.

Nos relatórios, exemplos da precariedade. Nos quartos, camas sem colchão, estruturas enferrujadas e falta de ventilação.

No único banheiro, apenas dois vasos, nenhum deles funcionando. De acordo com o relatório, por falta de chuveiro, os atletas tomavam banho usando garrafas de refrigerante. Na cozinha, a situação também era grave. Falta de higiene e poucos alimentos à disposição dos jovens, comida ao lado de latas de lixo e...Moscas.

Os promotores também inspecionaram os ônibus que serviam às categorias de base. Mais flagrantes de descaso.

Após a ação judicial, o Vasco retirou os ônibus de circulação e transferiu os adolescentes para outro alojamento, também em São Januário. Mas a situação, segundo a Justiça, piorou. Os adolescentes continuam vivendo em situação degradante.

Banheiro do alojamento do Vasco, em péssimas condições
Banheiro do alojamento do Vasco, em péssimas condições
Quarto de alojamento da base do Vasco
Quarto de alojamento da base do Vasco


Fonte: ESPN.com.br