A derrota para o líder Atlético-MG na última rodada do Campeonato Brasileiro entrou para a lista de jogos-chave que o Vasco tem tropeçado desde o ano passado, quando fez ótimas campanhas e disputou títulos de todas as competições a partir da conquista da Copa do Brasil.
No torneio nacional de pontos corridos de 2011, chegou até a última rodada brigando pelo caneco com o Corinthians. Acabou ficando na segunda colocação, com dois pontos a menos. Algumas partidas pesaram para isso.
No returno, recebeu o Timão em São Januário, mas acabou ficando num frustrante 2 a 2, no chamado “jogo de seis pontos”. Na reta final, empatou com o São Paulo também em casa, com um Palmeiras que já não almejava mais nada na disputa e com o Flamengo, na última rodada, quando só a vitória interessava (embora pudesse mais ser campeão, já que o Corinthians precisava perder e empatou seu jogo).
Na Copa Sul-Americana, chegou às semifinais contra a Universidad de Chile (CHI) e, na partida de ida, em casa, ficou na igualdade, sendo eliminado posteriormente.
No Campeonato Carioca de 2012, foi atropelado por Fluminense e Botafogo nas finais da Taça Guanabara e da Taça Rio, respectivamente.
Técnico da equipe, Cristovão Borges garante que a derrota para o Galo não irá abalar o grupo:
– De forma nenhuma. Foi um jogo entre o líder e o vice, não abate, não vai haver nenhum problema psicológico. Nossa equipe é experiente, vai saber absorver bem esta derrota.
Na última rodada do turno, o Vasco terá outro jogo-chave, contra o Fluminense, agora vice-líder.
Expectativa de equilíbrio
Apesar do Atlético-MG ter se distanciado na liderança com um jogo a menos, o elenco vascaíno acredita que o equilíbrio será a tônica do Campeonato Brasileiro até o fim da competição.
– O campeonato está equilibrado, todos estão vendo isso. Não há facilidade para ninguém – disse o técnico Cristovão Borges.
O volante Nilton destaca o fato de ainda faltarem muitas rodadas para o término da disputa:
– Tem muito chão pela frente. O campeonato é longo e ainda vai ter muita reviravolta. Haverá um rodízio ali na frente.
Quando o Vasco deu mole
Brasileiro de 2011
O Vasco empatou em 0 a 0 com o São Paulo em São Januário e acabou perdendo a liderança. Depois, pegou o Corinthians, rival pelo título, em casa, e ficou no 2 a 2. Na reta final, ainda acabou na igualdade com um Palmeiras que já não disputava mais nada na competição e com o Flamengo, na última rodada.
Sul-Americana de 2011
Empatou o primeiro jogo das semifinais, contra a Universidad de Chile, por 1 a 1, em casa. Depois, acabou sendo eliminado no Chile com derrota.
Carioca de 2012
Foi superado pelo Fluminense na final da Taça GB, por 3 a 1, e pelo Botafogo, na final da Taça Rio, pelo mesmo placar.
Fonte: Lancenet