Além de figurar entre os postulantes ao título desde o início do Campeonato Brasileiro, o Vasco já alcançou uma marca importante na atual edição da competição. São seis partidas sem sofrer gols, o seu segundo melhor desempenho na história do torneio. O recorde é de 1988, quando a defesa permaneceu nove jogos sem ser vazada. Com o retorno de Dedé, após cumprir suspensão, a expectativa é de se aproximar ainda mais do feito histórico.
O que chamou a atenção da comissão técnica é que o Cruzmaltino conseguiu manter o padrão defensivo mesmo com alterações constantes motivadas por lesões e suspensões. A atual defesa já superou sete desempenhos do Gigante da Colina em Brasileiros. Em 1971, 1984, 1990 e 1994, o time ficou quatro jogos sem sofrer gols. Em 1974, 1979 e 1986, foram cinco partidas sem que os goleiros precisassem buscar a bola no fundo do gol.
A meta agora é manter a boa campanha no Brasileirão e, por consequência, tentar alcançar o recorde de 1988, quando permaneceu invicto por nove confrontos. Para isso, o retorno do zagueiro Dedé é tratado como fundamental. O “Mito” volta após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo e forma a dupla com Douglas, nesta quarta-feira, às 19h30, contra o Sport, em Recife, pela 15ª rodada.
O Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass; Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro. O técnico Cristóvão Borges está satisfeito com a performance da equipe e recordou o fato de o Cruzmaltino completar justamente um mês sem levar gols no dia do jogo contra o time pernambucano.
“Acho que isso se deve ao aprendizado que tivemos na Copa Libertadores. Acertamos o que precisávamos. Sofremos o gol contra o Figueirense e depois do jogo contra o Atlético-GO encontramos o equilíbrio necessário. Nos reposicionamos taticamente e o time voltou a ter força defensiva. Agora, olhamos para trás e vemos um fator importante. Nossos zagueiros estão muito bem e esperamos que Dedé e Douglas continuem da mesma forma por um longo tempo”, explicou.
Fonte: UOL