A seleção do Campeonato Brasileiro tem um novo goleiro: Fernando Prass. O vascaíno aproveitou a lesão do rival Diego Cavalieri e assumiu a liderança na posição no Prêmio Bola de Prata, oferecido em conjunto pela Revista Placar e pelos canais ESPN, após fechar o gol contra o Atlético-GO, neste domingo.
Prass foi o grande destaque da vitória do Vasco por 1 a 0 contra o Atlético-GO. O camisa 1 vascaíno salvou sua equipe do empate por várias vezes, a última delas já nos acréscimos, em um lance de puro reflexo, após cruzamento na área.
O goleiro vascaíno é o atual campeão do Prêmio Bola de Prata. No Brasileirão-2011, Prass atual em todos os 38 jogos da equipe e acabou sendo eleito o melhor jogador da posição no torneio.
A rodada só gerou mais uma posição no time ideal do Prêmio Bola de Prata. O palmeirense Maurício Ramos voltou a atingir o número mínimo de jogos para entrar na premiação e ‘roubou’ a liderança entre os zagueiros. Agora, ele forma a dupla de zaga ideal ao lado de Gum, do Fluminense.
O problema é que Maurício Ramos saiu de campo lesionado com um estiramento na coxa no empate contra o São Paulo e não deve atuar diante do Coritiba, na quinta-feira. Assim, o palmeirense deve ficar novamente abaixo do número mínimo de jogos, voltando a abrir espaço para Réver, do Atlético-MG.
No Prêmio Bola de Ouro, dado ao melhor jogador do Brasileirão, Juninho Pernambucano segue na liderança, mas é seguido de perto por Deco, que nem atuou diante do Botafogo. Fernando Prass já aparece em terceiro.
Veja a situação completa do Prêmio Bola de Prata:
Bola de Ouro
Juninho Pernambucano, meia do Vasco - Nota: 6,86 - 7 jogos
Deco, meia do Fluminense - 6,80 - 5
Fernando Prass, goleiro do Vasco - 6,39 - 9
Fernando, volante do Grêmio - 6,38 - 8
Diego Cavalieri, goleiro do Fluminense - 6,29 - 7
As primeiras posições da Bola de Prata seguem inalteradas, com Juninho Pernambucano à frente. Destaque é a chegada de Fernando Prass, agora o terceiro melhor jogador do Brasileirão.
Goleiro
Fernando Prass, Vasco - 6,39 - 9
Diego Cavalieri, Fluminense - 6,29 - 7
Jefferson, Botafogo - 6,08 - 6
Muriel, Internacional - 6,06 - 9
Vanderlei, Coritiba - 6,00 - 7
Graças à excelente atuação contra o Atlético-GO, Fernando Prass tirou de Diego Cavalieri a primeira colocação entre os goleiros. Quem também melhorou na tabela foi Muriel, do Internacional, agora à frente de Vanderlei, do Coritiba.
Lateral-direito
Lucas, Botafogo - 6,00 - 8
Fágner, Vasco - 5,83 - 6
Luís Ricardo, Portuguesa 5,75 8
Cicinho, Ponte Preta 5,71 7
Douglas, São Paulo 5,69 8
Lucas, do Botafogo, é o Bola de Prata, seguido por Fágner, do Vasco. O destaque é a chegada do são-paulino Douglas entre os cinco melhores da lateral direita.
Zagueiros
Maurício Ramos, Palmeiras - 6,25 - 4
Gum, Fluminense - 6,13 - 8
Réver, Atlético-MG - 6,00 - 5
Leonardo Silva, Atlético-MG - 6,00 - 5
Gilberto Silva, Grêmio - 5,94 - 8
Maurício Ramos voltou a atingir o número mínimo de partidas e recuperar a posição na zaga, seguido pelo tricolor Gum. Réver manteve a média, mas caiu uma posição. Leonardo Silva, do Galo, e Gilberto Silva, do Grêmio, vêm a seguir.
Lateral-esquerdo
Márcio Azevedo, Botafogo - 6,00 - 8
Carlinhos, Fluminense - 5,71 - 7
Guilherme Santos, Figueirense - 5,71 - 7
João Paulo Costa, Ponte Preta - 5,63 - 8
Felipe, Vasco - 5,58 - 6
Com os jogos de quarta e de domingo, o botafoguense Márcio Azevedo abriu boa vantagem sobre o segundo colocado, o tricolor Carlinhos. João Paulo Costa, da Ponte, agora ocupa a quarta colocação, à frente de Felipe, do Vasco.
Volantes
Fernando, Grêmio - 6,38 - 8
Renato, Botafogo - 6,00 - 9
Pierre, Atlético-MG - 6,00 - 8
Serginho, Atlético-MG - 6,00 - 5
Túlio, Figueirense - 5,94 - 8
Fernando parece não ter concorrência pela primeira vaga entre os volantes. Voltou a jogar bem contra o Cruzeiro. O veterano Renato, do Botafogo, agora ocupa a segunda vaga, superando os atleticanos Pierre e Serginho.
Meias
Juninho Pernambucano, Vasco - 6,86 - 7
Deco, Fluminense - 6,80 - 5
Ricardinho, Ponte Preta - 6,25 - 4
Oscar, Internacional - 6,20 - 5
Bernard, Atlético-MG - 6,17 - 9
A dupla Bola de Prata segue inalterada: Juninho Pernambucano e Deco. Ricardinho, da Ponte, cavou um lugar entre os cinco melhores, depois da boa exibição do time diante do Coritiba. Oscar e Bernard os perseguem.
Atacantes
Alecsandro, Vasco - 6,22 - 9
Jô, Atlético-MG - 6,21 - 7
Roger, Ponte Preta - 6,14 - 7
Marcos Júnior, Fluminense - 6,10 - 5
Barcos, Palmeiras - 6,07 - 7
Os dois artilheiros do Campeonato Brasileiro aparecem bem na Bola de Prata. Alecsandro é o líder entre os atacantes. Roger, o terceiro. Entre eles, o atleticano Jô, que segura o segundo prêmio da posição.
Fonte: ESPN.com.br