O cenário era incomum. A contratação, a maior do Botafogo nos últimos anos. Tudo ajudou o prefeito Eduardo Paes a fazer da chegada de um astro do futebol mais um ato de sua campanha à reeleição no Rio de Janeiro. O Botafogo apresentou o meia Seedorf no Palácio da Cidade, residência oficial do prefeito, que, apesar de ser vascaíno, entregou a camisa de clube rival ao novo ídolo botafoguense.
Pressionado pela legislação eleitoral, Paes não participou de toda a cerimônia de apresentação do jogador, no salão nobre do Palácio. O prefeito apenas posou para fotos com o jogador e o presidente do Botagofo Maurício Assumpção e entrou na sala rapidamente para dar um último recado em tom de brincadeira: "Esqueci de avisar uma coisa: quando enfrentar o Vasco, favor não fazer nenhum gol".
Um dos poucos jogadores da história a serem apresentados no local - senão o único -, Seedorf acabou sendo questionado em relação a questão eleitoral. Apesar de afirmar que quer se manter longe da política, reconheceu que sua presença podia estar sendo utilizada.
"Já está sendo, né?! Estamos aqui", admitiu o jogador que fala português fluentemente. "Quero ficar fora da política, para mim é um privilégio ser recebido aqui. Tudo isso é importante para começar bem. Amanhã começo a trabalhar e me sinto muito agradecido. O Rio de Janeiro está crescendo, há mais de dez anos venho aqui. Parabéns para todas as pessoas do Rio".
Paes já havia se unido a dois outros ídolos do futebol no domingo, quando participou de uma carreara ao lado dos tetracampeões mundiais Romário (deputado federal pelo PSB) e Bebeto (deputado estadual pelo PDT), de partidos que compõem a base aliada do prefeito.
Segundo o Botafogo, a idéia de fazer a apresentação na residência oficial do prefeito foi do próprio clube, que queria dar mais impacto à chegada do astro holandês. Eduardo Paes teria apenas aceitado a sugestão.
"A idéia foi nossa. Estamos muito próximos do Palácio da Cidade e a chegada do Seedorf movimentou também todos os torcedores dos outros times cariocas. Então nada melhor do que fazer sua apresentação aqui na casa dos cariocas", disse Maurício Assumpção.
Fonte: Terra