Alecsandro em 7º lugar no prêmio de maior goleador do ano

Segunda-feira, 09/07/2012 - 16:59

Com o carimbo de uma dupla olímpica, Santos e Internacional venceram no Campeonato Brasileiro. Convocados para a Seleção, que disputará os Jogos Olímpicos de Londres, Neymar e Leandro Damião marcaram um gol cada, ajudaram seus respectivos times a triunfarem na competição nacional e aumentaram a conta no Prêmio Artilheiro do Ano, que dará o Troféu Friedenreich ao maior goleador do futebol brasileiro em 2012.

Sem ganhar um jogo sequer no Brasileirão, o Peixe enfim desencantou. A vítima foi o Grêmio, que perdeu por 4 a 2, na Vila Belmiro e assistiu ao craque santista dar uma assistência e anotar um gol, o trigésimo na temporada. O moicano permanece na vice-liderança no ranking de goleadores da temporada, mas abriu dois gols de vantagem sobre o terceiro colocado Lúcio Maranhão, do ASA, que perdeu para o Avaí, por 2 a 0, na Ressacada.

Ganhador do prêmio no ano passado, Leandro Damião deixou a sua marca na vitória do Internacional sobre o Cruzeiro, por 2 a 1, no Beira-Rio e pulou da sexta para a sétima colocação no ranking com 20 gols. Junto dele está Alecsandro, do Vasco, que em todas as vitórias do Vasco no Campeonato Brasileiro mandou a bola para o fundo da rede. O atacante não marcou no fim de semana e a cena se repetiu: o time cruz-maltino empatou com o Figueirense em 1 a 1.

Folgado na liderança desta disputa com 37 gols na temporada, Neto Baiano também passou em branco, mas mesmo sem a colaboração do seu goleador, o Vitória derrotou o ABC por 1 a 0, no Frasqueirão. A novidade na lista de artilheiros é a presença de Ricardo Goulart, do Goiás, com 16 gols.

Vale lembrar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do prêmio de "Artilheiro do Ano" que leva o Troféu Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.



Fonte: GloboEsporte.com