Os últimos dias do Figueirense foram de grande euforia. Nesse sábado, Loco Abreu desembarcou em Florianópolis para ser o astro do elenco, motivando equipe e torcida. No Vasco, a história recente conta as despedidas de Allan, Romulo e, possivelmente, Diego Souza. Nesse clima de contraste, os dois times se enfrentam neste domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 16h (de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
O contraste aparece também na posição de Figueirense e Vasco na tabela de classificação. Cariocas estão em segundo lugar, com 16 pontos - os mesmos do líder Atlético-MG. E catarinenses estão em 15º, com sete pontos, dois acima da zona de rebaixamento. Um grande estímulo para o time da casa - que vem de derrota por 3 a 1 para o Palmeiras - será a apresentação de Loco no gramado do Orlando Scarpelli antes do jogo.
O Vasco mostra algumas caras novas, em consequência das saídas dos jogadores recentemente negociados e dos quatro desfalques confirmados em relação ao time que venceu por 3 a 2 a Ponte Preta, na última rodada. Além disso, o jogo tem gosto de adeus para Diego Souza, que está perto de ser negociado com um clube da Arábia Saudita.
Ainda sem perder fora de casa neste Brasileirão (duas vitórias e um empate), o Vasco vai jogar contra um tabu. Não vence o Figueirense há nove partidas, sendo o jejum mais longo dos vascaínos em relação aos seus concorrentes da Série A de 2012.
Depois de chegar a Florianópolis, Loco Abreu dará uma volta olímpica no gramado antes da partida. Enquanto não pode utilizar o uruguaio, o Figueirense aposta em Júlio César, que marcou um golaço de bicicleta contra o Palmeiras na última partida.
O Premiere FC transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
AS ESCALAÇÕES
Figueirense: a equipe catarinense continua com problemas na lateral direita, já que Pablo não vive boa fase. O volante Coutinho deve ser escalado improvisado mais uma vez. Canutto deve ir para o banco para a entrada de Fred na zaga, por opção do técnico Argel. A provável escalação é: Wilson; Coutinho, Fred, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Túlio, Marquinhos, Doriva e Fernandes; Caio e Julio Cesar.
Vasco: com alguns desfalques, o Vasco terá uma equipe modificada para enfrentar o Figueirense. As novidades são o zagueiro Douglas e o lateral-esquerdo William Matheus, que faz sua estreia como titular. Eduardo Costa também terá uma oportunidade. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza; Wiliam Barbio (Chaparro) e Alecsandro.
QUEM ESTÁ FORA
Figueirense: o meia Almir continua fora pela segunda partida seguida com dores no pé direito. O lateral-esquerdo Hélder se recupera de uma torsão no tornozelo direito e volta aos campos em breve. Já o atacante Franco Niell, com problemas sérios de pubalgia, não tem previsão para atuar novamente. E Heber, com a perna quebrada, só volta em novembro.
Vasco: Felipe e Carlos Alberto não treinaram neste sábado e serão poupados - o primeiro sente dores no joelho direito e na coxa direita, e o segundo tem um edema na coxa esquerda. Além deles, três jogadores estão no departamento médico: Rodolfo (cirurgia no joelho esquerdo), Eder Luis (edema na coxa direita) e Carlos Tenorio (ruptura do tendão de Aquiles do pé direito). Renato Silva e Fellipe Bastos ainda não tiveram os novos contratos regularizados e também estão fora da partida.
PENDURADOS
Figueirense: Aloísio, Caio, Sandro e Túlio
Vasco: Felipe, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Nilton.
O ÁRBITRO
Paulo César Oliveira (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Herman Brumel Vani (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP). Paulo César arbitrou quatro partidas no Brasileirão, marcou 138 faltas (média de 34,5/jogo), aplicou 18 amarelos (média de 4,5/jogo), dois vermelhos (0,5/jogo) e assinalou um pênalti. O campeonato tem média de 4,58 amarelos, 0,20 vermelhos e 38,2 faltas.
O ÁRBITRO
Figueirense: artilheiro no Campeonato Brasileiro pelo Figueirense, o atacante Caio, com três gols marcados, também está no clube da capital catarinense por empréstimo vindo do Botafogo, assim como Loco Abreu. Em breve, os dois devem formar dupla de ataque agora com a camisa alvinegra de Florianópolis. Fred fará sua estreia na Série A pelo Figueirense.
Vasco: Diego Souza deve fazer neste domingo sua última partida pelo Vasco. O jogador, que tem uma proposta de um clube da Arábia Saudita, começou no banco de reservas na partida contra a Ponte Preta, mas entrou na segunda etapa e fez um gol, de pênalti.
O QUE ELES DISSERAM
Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "O Figueirense manteve alguns jogadores do ano passado e tem uma equipe forte, principalmente jogando em casa. Como vem de derrota, tem essa necessidade de ganhar, o que nos dificulta ainda mais. Mas essa vai ser a situação do campeonato até o fim."
NÚMEROS E CURIOSIDADES
* O Vasco ainda não perdeu no Brasileirão em três partidas fora de casa. Fora duas vitórias (Portuguesa e Bahia) e um empate (Palmeiras). Já o Figueirense soma em seu estádio uma vitória (Náutico) e dois empates (Ponte Preta e Bahia).
* A única derrota do Figueirense para o Vasco no Estádio Orlando Scarpelli aconteceu em 1975. Na ocasião, o time carioca venceu por 1 a 0, gol de Ademir.
ÚLTIMO CONFRONTO
Figueirense e Vasco se enfrentaram pela última vez no dia 11 de setembro do ano passado, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. O jogo, realizado no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, terminou empatado em 1 a 1, com os dois gols no primeiro tempo (assista ao vídeo). Wellington Nem, hoje no Fluminense, abriu o placar aos quatro minutos e Fagner empatou aos 16.