A TIM saiu na frente e fechou um acordo, exclusivo, com o Vasco da Gama, e vai implantar duas redes - uma para seus clientes e outras para o público e imprensa que vão ao estádio de São Januário, na zona norte do Rio de Janeiro - para viabilizar o acesso à Internet. O acerto entre a tele e o clube de futebol foi divulgado nesta quarta-feira, 04/07.
As redes Wi-Fi, entram em funcionamento em setembro, e serão dimensionadas para atender até 5 mil acessos/simultâneos. Uma delas, controlada pelo Vasco, será aberta para usuários de outras operadoras. TIM negocia com o Engenhão, gerenciado pelo Botafogo, mas controlado pela prefeitura da cidade do Rio, e quer entrar em outras arenas esportivas, como a do Palmeiras, em São Paulo, diz Rafael Marquez, diretor de Marketing da TIM/Intelig.
Em entrevista ao Convergência Digital, Marquez explica que o acesso à Internet no estádio de São Januário será feito de duas maneiras. Os clientes TIM terão acesso à rede TIM Wi-Fi, que terá um hotspot dentro do estádio. Haverá ainda uma segunda rede - capacitada para 5 mil acessos simultâneos - sob o controle do Vasco da Gama.
"Essa rede, que ainda não tem um nome oficial, terá um conteúdo para os jornalistas - que demandam conexão para enviar fotos, textos,etc, com acesso ilimitado à Internet. Por sua vez, os torcedores vão se logar num portal do Vasco. As redes sociais estão liberadas, mas a navegação não será ilimitada", explica Marquez, da TIM, frisando, porém, que o conteúdo disponível será definido pela direção do Vasco da Gama.
As redes serão implementadas pela PromonLogicalis/Cisco, que venceu, em maio, a concorrência para implantar os 10 mil hotspots previstos pela TIM para 2012, como forma de desafogar e dar melhor qualidade às conexões 3G. Indagado sobre a velocidade de conexão que será ofertada para os não-clientes da TIM, Marquez assegura que o projeto foi dimensionado levando em conta a lotação do estádio - até 25 mil torcedores- e a velocidade de conexão percebida será, no mínimo, de 1Mbps por usuário.
"É uma velocidade que está acima da ofertada por operadoras fora do Brasil em grandes eventos, como o da decisão do Super Bowl (futebol americano)", garante o diretor da TIM/Intelig. O acesso à Internet tem sido um ponto crítico nos estádios brasileiros. A imprensa e os torcedores reclamam bastante da má qualidade da conexão existente e da dificuldade de usar as mídias sociais em dia de jogos.
O acordo com o Vasco, o primeiro oficialmente fechado no Brasil entre um clube e uma operadora móvel, abre oportunidades nas arenas esportivas nacionais, preconiza Marquez. "O Vasco tem gestão própria e não há negociação com poder público. Mas estamos conversando com o Engenhão, e com todas outras arenas esportivas no país", afirma.
Os estádios da Copa do Mundo também estão no radar, mas nesse caso, há um consórcio formado por todas as teles - Claro, TIM, Vivo e Oi - e que ainda aguarda a definição das licitações. Além de montar as redes Wi-Fi, a TIM terá patrocínio na camisa do Vasco e será fornecedora de voz e dados para a gestão do clube. Os valores investidos, no entanto, não foram revelados pela operadora.
Fonte: Convergência Digital - UOL