O momento vivido pelo zagueiro Dedé no Vasco é realmente positivo. Ídolo da torcida, o “Mito” se recuperou de um edema ósseo na perna esquerda e volta a atuar como titular após mais de dois meses na partida contra o Palmeiras, neste domingo, às 16h, em São Paulo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Além da segurança transmitida no setor, o camisa 26 tem a seu favor o melhor aproveitamento entre os titulares na temporada: 79,17%.
Com Dedé em campo, o Vasco só foi derrotado em duas oportunidades - 2 a 1 Nacional-URU e 3 a 1 Fluminense. O jogador disputou 16 partidas em 2012, com 12 vitórias e dois empates. Entre os 11 escolhidos sem mistério após o técnico Cristóvão Borges efetivar Felipe na lateral esquerda, o zagueiro não perde para ninguém.
Prova de que com ele em campo o desempenho do Gigante da Colina é superior. Quem chega próximo do “Mito” é o volante Nilton, que possui 72% de aproveitamento. Fellipe Bastos deve perder a posição para Romulo, mas também tem números positivos com 78,21%. Medalhões, Juninho e Felipe estão bem abaixo. Os dois ostentam 66,67% quando estão em campo.
Artilheiro do Vasco na temporada, com 19 gols, o atacante Alecsandro comemorou o retorno de Dedé ao time titular e ressaltou a importância de ter o maior número de jogadores possíveis à disposição do técnico Cristóvão Borges durante as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro.
“Não é por ser o Dedé. O Vasco atualmente tem um grupo muito forte e queremos todos os jogadores à disposição do treinador. Quando podemos contar com todo mundo, o time fica ainda mais forte. Estamos com Fagner, com o Dedé e com o Romulo. O Dedé, no caso, ficou mais de dois meses parado e perdeu um pouco do ritmo. No entanto, ele tem trabalhado muito e contagiado o time”, comentou.
Desejado por grandes clubes da Europa, casos de Barcelona-ESP e Milan-ITA, Dedé teve seu nome vinculado na imprensa do exterior durante a semana. Por sua vez, o Vasco assegurou que não irá negociá-lo pelo menos até o final do ano. Porém, quando chegar o momento, o Cruzmaltino espera receber algo em torno de R$ 50 milhões pela transferência, já que a multa rescisória ultrapassa os 20 milhões de euros. O contrato com o Gigante da Colina vai até 2014.
Fonte: UOL