O retorno de Dedé está cada vez mais próximo e há, inclusive, a possibilidade de que aconteça amanhã, contra o Bahia, em Pituaçu. A chance de o zagueiro viajar para Salvador é grande. A presença do Mito na delegação cruzmaltina depende apenas de como ele vai se apresentar à comissão técnica para o treino de hoje, em São Januário.
O técnico Cristovão Borges admite que a situação de Dedé tem sido tratada com certa cautela e analisada dia a dia, mas mostra confiança em poder contar com o camisa 26 já contra o Tricolor baiano.
- Ele fez um treinamento ontem (quinta-feira) e foi bem. como vem recebendo uma carga de trabalho mais forte, estamos administrando dia a dia. vamos resolver isso amanhã (hoje). dependendo de como se apresentar amanhã (hoje), vamos decidir se ele vai para o jogo ou não. só depende disso - disse.
Ontem, Dedé treinou com o restante do elenco e participou de todas as atividades. Ele integrou também o trabalho em campo reduzido - quando fez dupla de zaga com Fabrício - e fez todos os movimentos sem reclamar de incômodos na perna esquerda.
O Mito está liberado pelo departamento médico desde o fim da semana passada e, em tom de brincadeira, chegou a pedir a Cristovão para ser escalado contra o Náutico (partida que aconteceu quarta).
O zagueiro está afastado há pouco mais de dois meses devido a um edema ósseo na fíbula da perna esquerda. A última partida dele foi contra o Alianza Lima (PER), no Peru, em 3 de abril, ainda pela fase de grupos da Libertadores. Os jogadores chegaram a revelar que, antes do jogo, ele avisou que jogaria no sacrifício. Neste período, ficou fora de 12 confrontos.
Neste ano, Dedé atou em 15 partidas e marcou um gol, contra o Alianza Lima (PER), em São Januário, pela Libertadores.
Minuto a minuto
8h50
Com o restante do elenco, Dedé vai a campo para os treinos do dia. Antes das atividades, participa do futevôlei com total desenvoltura.
9h15
Começam as atividades físicas e o Mito participa do pequeno circuito feito pela comissão técnica com piques e leves corridas.
9h45
Com o elenco dividido em dois grupos, um trabalho técnico. Dedé marca, dá passes e, inclusive, tenta dar alguns dribles de efeito.
10h20
Faz dupla com Fabrício e uma das equipes do trabalho em campo reduzido. Realiza todos os movimentos que faria em um jogo.
Retorno após um mês da expectativa inicial
O retorno de Dedé está acontecendo com pouco mais de um mês de atraso em relação à primeira previsão. A expectativa inicial do departamento médico era de que o zagueiro conseguisse se recuperar em três semanas. Apesar de, normalmente, para lesões como essa o tempo estimado de recuperação ser de quatro semanas, os médicos cruz-maltinos apostavam que o bom preparo físico do camisa 26 poderia ser um aliado.
O jogador chegou a ser liberado para a preparação física antes da partida contra o Lanús (ARG), na Argentina, mas sentiu dores no local e voltou aos cuidados médicos. Havia a esperança de que pudesse atuar no segundo jogo contra o Corinthians, mas o Mito não conseguiu se recuperar a tempo para o jogo no Pacaembu.
Com Dedé apto a atuar novamente, Renato Silva e Rodolfo voltam a disputar uma vaga no setor defensivo. No período em que o Mito esteve fora, os dois formaram a dupla de zaga e, apesar da falta de entrosamento nas primeiras partidas, recentemente, foram elogiados pelo técnico Cristovão Borges.
Renato Silva, porém, tem vínculo com término no fim do mês e a diretoria ainda estuda uma forma de mantê-lo no elenco.
Fonte: Lance