A base do time titular do Vasco é a mesma desde o ano passado. No entanto, Cristóvão Borges tem tentado usar a criatividade para a equipe não ser tão previsível. E o que se viu contra o Náutico foi uma verdadeira tropa de choque no campo ofensivo. Alecsandro, Diego Souza, Eder Luis, Juninho e os laterais Fagner e Felipe, correram mais, marcaram a saída de bola e não deram moleza ao adversário. A tática que deu certo deve ser repetida mais vezes.
Após dez dias sem jogos devido a pausa no Campeonato Brasileiro, os atletas entraram em ritmo acelerado quarta-feira em São Januário. Os jogadores de frente, mesmo sem a bola, se posicionaram, pressionaram e até surpreenderam os zagueiros rivais — Eder Luis desarmou um defensor e encontrou Alecsandro livre para abrir o placar. Segundo o treinador, algo que foi combinado durante os treinamentos.
“Marcar no campo do adversário tem se tornado o nosso estilo. A gente tem treinado muito isso, pois precisamos criar alternativas. Uma delas é pressionar a saída de bola do adversário. Mas temos de ter a leitura do jogo. Se o outro time tiver atletas mais leve, com contra-ataque rápido, a gente tem de esperar mais para não correr o risco de abrir tanto a defesa”, advertiu Cristóvão.
O comandante ainda elogiou a subida de rendimento do sistema defensivo.
“Time vem melhorando desde o Carioca. Conseguimos corrigir alguns erros. O time tem vocação ofensiva, marca muitos gols, mas estava sofrendo muitos gols também. A gente precisava equilibrar, marcar melhor. Enfim conseguimos isso. E vamos continuar aprimorando o sistema defensivo para o restante da temporada”, prometeu.
Referência no ataque, Alecsandro elogiou a blitz que o time do Vasco organizou.
“A gente realmente tem pressionado a saída de bola. Eu, Diego Souza, Eder Luis e os laterais estamos sendo orientados a avançar para não facilitar a troca de passes do adversário. Isso ficou evidente contra o Náutico. Tivemos uma boa postura tática, todos ajudaram e até conseguimos marcar um gol. Isso vai voltar a acontecer nas próximas rodadas”, disse o centroavante.
Fonte: Marca Brasil