O Vasco da Gama apresenta nesta terça-feira (05/06), no Rio de Janeiro, uma nova patrocinadora. A Brasil Foodservice Group (BFG), proprietária de empreendimentos gastronômicos como a Churrascaria Porcão, a Galeria Gourmet e o Johnnie Pepper, assinou um contrato estimado em R$ 4 milhões por um ano, até junho de 2013.
A marca da companhia será inserida no local que era ocupado pela rede de postos de combustíveis Ale na última temporada, na omoplata. Apesar de ser proprietária de mais de um restaurante, o logotipo estampado será o do grupo. O acordo será oficializado em coletiva de imprensa, às 12h, pelo presidente do clube, Roberto Dinamite.
Assim, a equipe carioca passa a ter como patrocinadores a BFG e a Eletrobras, cuja marca está no peito da camisa cruzmaltina desde o fim de 2008. Até então, a estatal era a única com exposição no uniforme, pois BMG e Ale decidiram não renovar os contratos que expiraram no fim da temporada passada, em dezembro de 2011.
O Vasco ainda tem negociação avançada para vender o interior do número, nas costas. Há duas empresas interessadas no espaço, e uma delas está com tratativas avançadas e deve fechar a parceria nas próximas semanas. Ambos os patrocínios são importantes para as finanças da equipe, principalmente, porque há salários atrasados a serem pagos.
O nome da virtual patrocinadora será mantido em sigilo até que haja um desfecho, mas a Época NEGÓCIOS apurou que se trata de uma companhia que já faz investimentos no futebol. Nos últimos anos, TIM, CSU e Herbalife foram as empresas que se destacaram no mercado por fechar esse tipo de patrocínio.
Ida ao mercado
O acerto com a BFG sucede esforços feitos pela direção do time vascaíno desde 2008, quando Dinamite assumiu a presidência. Entre 2009 e 2011, segundo balanço feito pelo departamento de marketing do clube, foram visitadas cerca de 120 empresas. A prospecção, na visão dos dirigentes, ampliou o relacionamento com o mercado e valorizou as cotas disponíveis.
No ano passado, o Vasco teve um faturamento de R$ 136,6 milhões, dos quais 17% vindos da receita obtida por meio de patrocínio e publicidade, de acordo o balanço patrimonial da equipe. O clube registrou, nesse aspecto, um crescimento de 63% em comparação com a temporada anterior, na qual arrecadou R$ 83,5 milhões. A tendência é que esse indicador volte a subir no balanço referente a 2012.
Fonte: Época Negócios