Dieyson pode ser considerado, atualmente, um guerreiro solitário da base vascaína. Com o provável desfalque de Thiago Feltri para a partida de quarta-feira, contra o Náutico - ele ainda se recupera de um estiramento na coxa esquerda -, o jovem lateral-esquerdo é a única cria de São Januário que tem chance entre os titulares neste começo de Brasileiro. Ele, inclusive, poderá ir para a sua terceira partida consecutiva em que atua desde o início.
Recém-promovido aos profissionais - após boa atuação no "Expressinho", durante o Carioca - Dieyson, com a sequência de jogos, tem a oportunidade de emplacar de vez e pode fazer com que os cruz-maltinos voltem a ver e torcer por um jogador projetado em São Januário (lembrando que o volante Rômulo chegou à Colina já com 19 anos).
Dos jovens que tiverem oportunidade nos últimos anos, alguns permanecem no elenco, como é o caso do atacante Jonathan e do volante Diego Rosa. Porém, poucos conseguiram ganhar espaço e ainda lutam por uma vaga na equipe. Dieyson, por sua vez, terá mais uma chance de provar que a base cruz-maltina pode, sim, revelar promessas e ser a solu- ção em certos momentos.
E apesar da pouca idade, ele já fala como gente grande. Com apenas 19 anos, o lateral parece não ligar para pressão e ressalta que isso existe em qualquer grande clube.
- Pressão sempre vai ter. Torcedor de time grande quer ver o seu time vencendo sempre. Temos de trabalhar para conquistar os resultados - avisa.
Ainda tímido nas entrevistas
Ontem, pela primeira vez em sua curta carreira, Dieyson deu uma entrevista coletiva. O jogador atendeu aos jornalistas na sala de imprensa de São Januário e mostrou toda a timidez de um iniciante. Ainda assim, com um largo sorriso, respondeu às perguntas e ressaltou que, apesar de ainda estar começando sua carreira, vez ou outra é reconhecido pelos torcedores vascaínos nas ruas.
- Já sim (ser reconhecido). O pessoal, às vezes, reconhece e fala comigo. Não muito, né? (risos). Mas às vezes - disse.
Quem não vingou
Renato Augusto
O volante de 21 anos teve chances com PC Gusmão em 2010. Atualmente vem apenas treinando na Colina.
Jonathan
Atacante de 21 anos não correspondeu nas oportunidades que teve.
Diego Rosa
Teve chances ano passado, mas, aos 23 anos, não consegue se firmar.
Max
O lateral-direito, de 22 anos, também teve poucas chances de atuar.
Relações com a base
Botafogo
Jadson, Vitinho, William, Cidinho, Doria, Gabriel e Renan (goleiro).
Fluminense
O Tricolor carioca tem vários. Ao todo são 11 jogadores.
Flamengo
Welington, Luiz Antonio, Ibson e Paulo Victor (goleiro).
Palmeiras
O Verdão só tem o goleiro Bruno como cria da base.
São Paulo
Lucas, Casemiro e Denilson são os crias do Morumbi.
Corinthians
Julio Cesar (goleiro), Marquinhos e Antonio Carlos.
Fonte: Lance