O Club de Regatas Vasco da Gama, a 14 Filmes e a Som Livre lançam na terça-feira (05/06), na Fnac da Barra, o CD e o DVD/Blu-Ray “Vamos Todos Cantar de Coração – O Show”, gravação ao vivo do espetáculo musical que reuniu artistas vascaínos para festejar os 113 anos do clube, em agosto do ano passado, no Citibank Hall. O show, regido pelo maestro Luiz Claudio Ramos, arranjador preferido de Chico Buarque, reuniu, entre outros gigantes da MPB, Erasmo Carlos, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Teresa Cristina, Fernanda Abreu e a escola de samba Unidos da Tijuca. A festa dos vascaínos contou ainda com a participação especial de Juliana Paes, Eri Johnson e Nelson Freitas, para citar apenas alguns artistas presentes.
- Eu tenho muito orgulho de reunir pessoas muito especiais, não apenas para o Vasco, como também para música e para o Brasil. Esse registro é histórico - festeja Roberto Dinamite, presidente do clube.
A decisão de transformar o projeto, que envolveu dezenas de profissionais - todos vascaínos -, em um CD e em um DVD/Blu-Ray foi tomada para perpetuar um momento ímpar na História da MPB. Até então, nenhum clube de futebol havia conseguido reunir tanto bamba em um mesmo palco. O show tem um repertório pra lá de variado, onde o samba-choro e o funk misturam-se com hits da MPB como “Coqueiro Verde", "Foi um rio que passou em minha vida", “Frevo mulher", "Congênito"e "Coração Leviano". Para dar um toque de arquibancada ao projeto, os cânticos da torcida ganharam versões inéditas e luxuosas, esculpidas pelas mãos do maestro Luiz Cláudio Ramos - outro vascaíno ilustre -, que acompanha Chico Buarque há mais de 20 anos. Idealizado e produzido pela agência de conteúdo 14 Filmes e pelo Club de Regatas Vasco da Gama, o projeto conta com a distribuição da Som Livre e terá a renda revertida para o Colégio Vasco da Gama, que oferece, dentro de São Januário, ensino gratuito a mais de duzentas crianças e adolescentes.
Ao todo são 15 faixas, no CD, e 19, no DVD/Blu-Ray. Para se ter uma pequena ideia da diversidade musical do projeto, o DVD/Blu-Ray começa com o hino do clube na levada da guitarra de Celso Blues Boy. Já no encerramento quem dá o tom é Paulinho Mocidade, acompanhado pela bateria da Unidos da Tijuca. Ao todo, são mais de duas horas de conteúdo audiovisual. Fiel ao clima de caldeirão musical, o CD começa no embalo do funk “Trem Bala da Colina” e termina literalmente em samba com “De Gama a Vasco, a Epopeia da Tijuca”, samba-enredo de 1998 da Unidos da Tijuca, que homenageou o centenário do Gigante da Colina.
Presente em uma das faixas, o grande sambista Nelson Sargento canta, de sua autoria, a melodia inédita “Casaca, Casaca”, que destaca importantes conquistas do clube e lembra a luta do Vasco para acabar com o preconceito racial e social no futebol.
“Comecei a fazer essa música quando o Vasco fez 100 anos, mas acabei não terminando a letra. Quando soube da festa, sabia que não poderia perder essa oportunidade de finalizá-la”, explica o músico no depoimento para o DVD/Blu-Ray, que finaliza expressando seu amor pelo clube: “A cruz de malta tem que estar no coração de todos os vascaínos”.
Também no DVD/Blu-Ray, o sambista Martinho da Vila conta como escreveu “Calango Vascaíno”, letra feita em uma época em que sua vida amorosa e o time do coração não passavam por bons momentos.
“Na canção tem uma parte da letra em que digo estar cansado de derrota, mas que, em virtude do nosso bom momento, substitui a palavra derrota por vitória”, brinca Martinho.