O Vasco vem lutando contra a falta de dinheiro. Nesse aspecto, o trabalho de marketing é fundamental na captação de novos parceiros e vem conseguindo patrocínios pontuais, que aliviam um pouco o grande problema financeiro.
Em entrevista ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, Eduardo Machado, comenta o trabalho do marketing Cruzmaltino:
- O trabalho tem sido muito grande na questão da captação dos patrocinadores de médio e longo prazo, além do relacionamento com os atuais parceiros, como Eletrobrás, Ambev e a Penalty, fornecedor de material esportivo. O mais importante primeiro é conscientizar os vascamos da evolução do departamento de marketing como um todo e de uma série de departamentos dentro do clube. Quando cheguei, encontrei um setor restruturado, com tarefas definidas e parti do princípio de não fazer mudanças significativas em relação à equipe como um todo. Mudamos um pouco de cara por contra do planejamento de curro prazo. É importante a gente manter o planejamento de longo prazo, mas o curto prazo é a sobrevivência do clube. Demos uma pequena e momentânea guinada para que pudéssemos fazer captações pontuais, que culminaram com os patrocínios do estadual e depois nos jogos da Libertadores, que se reverteram em importantes receitas para o clube. Tudo isso sem esquecer as negociações com foco nos três anos. Isso é um fator estratégico para dar uma tranquilidade ao próprio departamento para conseguir focar em outras ações fundamentais para o clube não diretamente relacionadas aos resultados ao futebol.
Perda da Libertadores gera prejuízo?
- Prejuízo, não. Deixaremos de ganhar. Certamente se estivéssemos na semifinal da Libertadores, teríamos receitas adicionais muito importantes. Mas o time respondeu bem em campo e tem uma coliderança de campeonato brasileiro. É muito importante nos mantermos com 100% de aproveitamento o maior tempo possível. Isso, sim, será um grande atrativo para o médio e longo prazo. Nessas negociações que estamos fazendo com essas empresas, elas pensam exatamente assim. Claro que tenho oportunidades pontuais, mas se eu chegar com um grande projeto e um argumento pontual, meu argumento não será concreto para essas empresas que pensam no médio e longo prazo. É disso que a gente precisa: Pensar no Vasco cada vez melhor no médio e longo prazo e estar com empresas que também tenham esse pensamento. Se pensarmos no pontual, estaremos matando um leão por semana, um leão por mês. Isso, além de ser mais trabalho, nos tira de focos extremamente importantes, como os citados na resposta anterior.
Como está o projeto para manter Dedé no Vasco?
- Dedé tem contrato com o Vasco até 2014. Essa é a maior segurança que o clube pode ter com atleta e o atleta com o clube. Também é desejo do presidente Roberto e do marketing do clube que um talento desse quilate continue no clube. Me perguntaram outro dia se o Vasco teria condições de desenvolver um projeto que garantisse isso. Não é uma coisa que depende só do clube, mas minha resposta é sim. O Vasco não só tem condições como já desenvolveu alguns materiais, não só com o Dedé, mas com o Fernando Prass, Juninho, Felipe, entre outras ações que foram reconhecidas pela torcida em diversos momentos. A intenção é que o Dedé fique o maior tempo possível e não vamos economizar esforços para que isso se torne realidade. Torçam que nós estamos muito próximos de algumas novidades. Estamos trabalhando muito para isso e esperamos que os resultados apareçam.
Fonte: Supervasco