Há quase três anos, Vasco e Portuguesa se enfrentaram no Maracanã pela última vez, ainda pela Série B do Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, em São Paulo, os dois times voltarão a se encontrar em campo. Desta vez na elite nacional.
Na partida válida pela penúltima rodada da Série B, os times tinham aspirações diferentes. O Vasco, já com a vaga garantida na Série A e com o título conquistado na rodada anterior, só entrou em campo para cumprir tabela. Já a Portuguesa ainda sonhava com a volta à Primeira Divisão, algo que só viria a acontecer dois anos depois, quando também conquistou o título da Segundona.
Com 27 mil espectadores, o time paulista carimbou a faixa de campeão do Vasco com gol do meia Fellype Gabriel, hoje atuando no Botafogo do técnico Oswaldo de Oliveira. Não adiantou muito. Por causa do cruzamento de outros resultados no campeonato, a Portuguesa permaneceu na Segundona.
No estádio do Canindé, no sábado, estarão em jogo somente os três pontos mesmo. Ainda na segunda rodada do Brasileiro, os times estão longe de mostrar a que vieram no campeonato deste ano. O Vasco saiu um pouco na frente com a vitória sobre o Grêmio em São Januário, com uma equipe recheada de reservas. Já a Portuguesa estreou com um empate contra o Palmeiras, de Felipão, na casa do adversário.
Como são esses três pontos que podem fazer falta na reta final, a regra é pontuar fora de casa sempre. E é esta a ambição do Vasco manifestada para partida. O retrospecto está a favor dos cariocas. Em 29 jogos disputados pelo Vasco contra a Portuguesa em São Paulo foram 12 vitórias.
O time aproveitou a viagem a São Paulo pela Libertadores e ficou direto na cidade a fim de evitar o cansaço.
Hoje, o Vasco treina à tarde no CT do Palmeiras. Amanhã, o time realiza o último trabalho também no CT palmeirense antes da partida de sábado, às 18h30m.
Fonte: Extra