Primeiro foi a estrutura. Agora, a preocupação maior é o que fazer com ela. A Ambev iniciou neste ano uma segunda etapa no plano da companhia para o futebol brasileiro. Para isso, colocou quatro gerentes para trabalhar dentro dos times do Rio de Janeiro.
Os profissionais escolhidos pela Ambev são torcedores, respectivamente, de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Eles trabalham alocados nas equipes, funcionando como gerentes de contas.
“A ideia é acelerar as decisões e facilitar a interação com o clube. Queremos melhorar a gestão do patrocínio, e para isso colocamos esses profissionais lá”, relatou Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev.
Ainda neste ano, Pulcinelli passará a supervisionar 11 profissionais. A ideia de gerentes alocados nos clubes não funcionará em todas as regiões – no Rio Grande do Sul, por exemplo, um mesmo executivoatenderá Grêmio e Internacional.
A Ambev lançou no ano passado um plano de investimento contundente no Brasil. A missão da empresa é fazer do futebol nacional o melhor do mundo.
Para isso, a empresa concentrou esforços no desenvolvimento da estrutura de clubes nacionais. A Ambev estabeleceu parcerias com mais de 30 equipes em âmbito nacional, e cada projeto foi montado de acordo com as necessidades mais prementes do time.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a Ambev assumiu a gestão do gramado do estádio Engenhão, reformou a sala de troféus do Fluminense, realizou obras nos vestiários do Vasco e entrou no projeto de um novo CT para o Flamengo.
“Nós fizemos do Rio de Janeiro um piloto para o restante do Brasil. Testamos várias ideias que depois foram levadas para outras regiões”, completou Pulcinelli.
Fonte: Máquina do Esporte