Campeão mundial com a Seleção Brasileira sub-20, em 2011, Philippe Coutinho, ex-Vasco e atualmente no Espanyol, terá que voltar para a Inter de Milão, dona dos direitos federativos do atleta. Fora da lista dos amistosos da seleção, que acontecem entre os dias 26 de maio e 9 de junho, mas presente na pré-convocação para Londres 2012, o meia se diz confiante em defender o Brasil nos Jogos Olímpicos.
— A minha confiança continua a mesma. A vaga continua difícil como sempre esteve. O Brasil tem muitos jogadores de qualidade e a disputa é acirrada. Mas eu continuo na briga e com esperanças de ser chamado.
Aos 20 anos, o jovem talento admira o futebol de Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, além ter um carinho especial pelo atacante Ronaldo, que superou todos os momentos adversos vividos na carreira. Preparado para enfrentar o maior desafio da sua carreira, até o momento, Coutinho dá a receita para o time de Mano se sair bem na Olimpíada.
— É uma competição muito difícil. Temos é que trabalhar muito. Só assim teremos sucesso.
Revelado no Vasco da Gama, o jogador foi vendido para o time italiano antes de completar 18 anos, mas só foi integrado ao elenco após chegar à maioridade – antes disso permaneceu no “Gigante da Colina” para ganhar experiência. Com o desejo de embalar na Europa, o meia não pensa de imediato em retornar ao futebol brasileiro. Se algum dia tivesse que voltar, a preferência seria do clube que o revelou. Sempre que pode, acompanha aos jogos do time de Cristóvão Borges, atual campeão da Copa do Brasil
— O Vasco faz parte da minha vida e sempre vou ser grato por tudo que o clube me proporcionou. Se eu vou voltar no futuro eu não sei. Hoje eu só penso em me firmar e mostrar meu trabalho aqui na Europa.
Ao lado de grandes estrelas, Philippe Coutinho, que revela ter aprendido muito desde a transferência para a Europa, alternou entre bons e maus momentos na Inter, chegando a ser titular em algumas partidas. Após sofrer lesão muscular, o atleta perdeu espaço no time e foi emprestado ao Espanyol, onde foi recebido com status de craque, e voltou a desempenhar seu bom futebol. Mesmo assim, pretende mostrar aos dirigentes italianos que ainda pode dar muitas alegrias à torcida.
— É difícil de falar sobre isso. Eu vinha bem, como titular, mas acabei sofrendo uma lesão muscular mais séria e acabei perdendo sequência de jogo. Isso acabou me prejudicando. A cada dia que passa eu me sinto mais preparado.
O que poucos sabem é que Coutinho foi “intimidado” assim que chegou à Itália. Em seu primeiro rachão na Internazionale, deu uma caneta no Materazzi – responsável pela expulsão de Zidane na final da Copa do Mundo de 2006 – e sofreu uma espécie de “ameaça” do zagueiro. Mesmo assim alegou não ter problema algum com o jogador.
— Isso aconteceu quando eu fui para Milão fazer uns exames e acabei entrando em um rachão. A bola veio para mim e quando eu vi o Materazzi acabei dando o toque e a caneta. Foi muito bom. Depois ele ficou dizendo que na próxima ia me mandar para o hospital. Mas tudo na brincadeira. Meu relacionamento com ele sempre foi muito bom.
Hoje no Espanyol, Philippe Coutinho viajará em breve com a Inter para fazer uma pré-temporada, na Índia, e só depois seu futuro será decidido. O clube espanhol já manifestou interesse em seguir com o meia no elenco.
A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.
Fonte: R7