Focados em outras competições que estão na reta decisiva, Vasco e Grêmio se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pela estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro. Ambos entrarão em campo preservando a maioria de seus titulares, tudo porque o Cruzmaltino terá um duelo decisivo contra o Corinthians, quarta-feira, pelas quartas de final Copa Libertadores. Já o Tricolor gaúcho encara o Bahia, também no meio de semana, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Apesar de escalarem equipes consideradas longe das ideais, preservando peças importantes, os dois treinadores apostam em um resultado positivo, considerado como fundamental nesta primeira rodada.
“O Campeonato Brasileiro costuma punir as equipes que não conquistam a vitória dentro de casa e vamos precisar passar por cima de todas as adversidades para conquistarmos o triunfo. Sabemos que tem a Copa Libertadores neste caminho, mas o momento exige que a gente olhe um pouco para o Campeonato Brasileiro”afirmou Cristóvão Borges, comandante do Vasco, que tem pensamento parecido ao do técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo.
“Temos que lembrar que no ano passado o Corinthians conquistou o título porque teve um começo muito positivo, emplacando uma sequência de vitórias que lhe deu a confiança necessária mais na frente. No Brasileiro é preciso ter gordura para queimar, pois a competição é muito longa e desgastante. O grau de dificuldade é grande e fica muito ruim quando você larga atrás, precisando embalar no meio. Respeitamos demais a equipe do Vasco, mas estamos pensando em estrear com o resultado positivo”, disse Luxemburgo.
Com duas competições pela frente, o elenco do Vasco quer contar com todas as armas disponíveis. Os jogadores entendem que a partida realmente será muito complicada e por isso pedem o apoio da torcida.
“Nós estamos brigando em duas frentes. A Copa Libertadores é uma prioridade para todos nós, porém, não podemos deixar o Campeonato Brasileiro completamente de lado. Dessa maneira, nas partidas dentro de nossa casa precisamos muito contar com o apoio dos nossos torcedores, pois esse grito de incentivo pode ser um diferencial importante em momentos de cansaço”, disse o goleiro Fernando Prass.
Se o Vasco está preocupado com o apoio da torcida, os gremistas temem o desgaste.
“Acredito que vamos ter muitos problemas contra o Vasco. O campo pode estar pesado se chover e o elenco tem um jogo decisivo contra o Bahia na próxima semana. Porém é importante largar bem no Brasileirão”, disse Luxemburgo.
Para este jogo, Luxemburgo, mesmo temendo o desgaste do elenco, vai manter a base considerada principal. Dos titulares que serão preservados por cansaço muscular são os volantes Gilberto Silva e Léo Gago e o atacante Marcelo Moreno. Assim, Marquinhos deve ganhar uma chance no meio-campo, com Leandro se tornando o companheiro de ataque de André Lima. O treinador gremista, porém, só deverá confirmar a escalação minutos antes do confronto.
Pelo lado do Vasco, Cristóvão também faz mistério e sequer esboçou o time titular. Certo é que o zagueiro Fabrício e o meia Felipe cumprem suspensão em relação à edição do ano passado e ficam de fora. O meia Juninho Pernambucano deverá ser preservado também por já ser veterano e ter participado de muitos confrontos desgastantes na temporada. Com dores musculares na coxa, o zagueiro Rodolfo é mais um que não deverá ser relacionado para esta estreia. Mesmo apresentando algumas dores na panturrilha, o meia Carlos Alberto deverá começar entre os titulares, sendo a primeira vez que isto vai acontecer desde que ele foi reintegrado ao elenco.
Fonte: Gazeta Esportiva