Em duelo muito equilibrado, o Flamengo superou o Vasco por 3 a 2 nesta sexta-feira na arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, e vai brigar pelo título do Mundialito com o Lokomotiv. A final entre o time rubro-negro e a equipe russa será neste sábado, às 10h15m, com transmissão ao vivo da TV Globo.
Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Bernardo (dois) e Benjamin. Bruno Xavier marcou os dois gols do Vasco.
- É um clássico decidido no detalhe. Soubemos aproveitar as oportunidades e chegar à vitória. Levamos um gol logo no início e sabemos como é difícil virar uma partida na areia, mas joguei bem, marquei dois e ajudei o time. O jogo contra o Lokomotiv será difícil. Teremos que entrar em quadra com a mesma atitude e atenção do início ao fim da partida - afirmou Bernardo, herói da classificação do Flamengo.
Gil lamentou a derrota do Vasco e destacou que faltou inspiração para os jogadores do time da Colina. Neste sábado, a equipe cruz-maltina enfrenta o Sporting, de Portugal, na disputa pelo terceiro lugar, às 8h45m.
- Alguns jogadores como o Bruno Xavier e o Mauricinho não estavam muito inspirados e isso fez a diferença no resultado negativo. É aquela velha história: quem não faz, leva. Nós somos os atuais campeões e queremos ficar entre os primeiro colocados – disse.
O Vasco começou melhor na partida, levando perigo à meta rubro-negra. Por pouco, o capitão Jorginho não abriu o placar com chute de longe, mas foi o companheiro Bruno Xavier que balançou as redes pela primeira vez. Após ser derrubado por Anderson na área, o ala vascaíno bateu de pé direito, com categoria, para deixar o Trem Bala da Areia na frente. O Flamengo se recuperou e passou a arriscar mais, pressionando os rivais no fim da etapa. O Flamengo levou perigo à meta vascaína com um chute de Mena, obrigando Salgueira a mostrar todo o seu reflexo para espalmar. O chileno ainda tentou de novo, mas o arqueiro cruz-maltino estava bem posicionado e fechou o gol.
A primeira chance mais clara do segundo período saiu dos pés de Mauricinho, que bateu de chapa, mas Robertinho fez boa defesa. O jovem de 22 anos, revelado nas categorias de base, ainda tentou de novo, com uma pancada de pé direito, que explodiu no travessão. Após a cobrança de Benjamin, Anderson arriscou o chute de longa distância, mas não pegou bem na bola. Oportunista, Bernardo aproveitou a sobra, tirou de Bruno Xavier e acertou um lindo chute para deixar tudo igual: 1 a 1.
O gol fez o time rubro-negro crescer e passar a criar boas chances até conseguir a virada, ainda no segundo período. Bernardo sofreu pênalti de Gil e ele mesmo cobrou. O goleiro Salgueiro ainda acertou o canto, mas não conseguiu evitar o segundo gol do atleta.
O Flamengo ampliou a vantagem logo no início do terceiro período. Depois do passe de Anderson, Benjamin acertou uma bela bicicleta para abrir 3 a 1. Bruno Xavier voltou a aparecer para descontar pelo Vasco. Robertinho até defendeu a cobrança de falta, mas, no rebote, o cruz-maltino chutou cruzado e a bola ainda desviou em um adversário antes de entrar. O Gigante da Colina ainda acertou o travessão do rival, mas não conseguiu o empate e acabou derrotado por 3 a 2.
A Arena Guarapiranga viveu uma noite de Maracanã. Diante de bom público, com arquibancadas divididas, o confronto brasileiro das semifinais tinha Vasco da Gama e Flamengo se enfrentando pela oitava edição do ‘Clássico dos Milhões’ na areia. Sem favorito, a partida prometia rivalidade e muita emoção. Jorginho deu o primeiro susto em Robertinho, chutando de longe, logo no primeiro minuto de jogo, exigindo toda a elasticidade do camisa 1 rubro-negro. No lance seguinte, na cobrança de escanteio, Anderson puxou a camisa de Bruno Xavier dentro na área. Xavier cobrou forte, no alto, no meio do gol, para fazer: 1 a 0, aos 2’. Robertinho fez grande defesa em voleio de Mauricinho. O Flamengo precisava ir ao ataque, mas esbarrava na boa marcação vascaína, que tinha os retornos de Bruno Xavier e Abdullah, que haviam cumprido dois jogos de suspensão. Anderson levou perigo, em chute para defesa difícil de Salgueiro. O camisa 1 argentino garantiu a vitória parcial em duas intervenções espetaculares após chutes de Mena e Benjamin, ambas no último minuto do primeiro período.
Mauricinho quase ampliou no primeiro ataque do segundo tempo. O atacante arrancou e chutou, mas Robertinho evitou com o pé. E foi o mesmo Mauricinho quem acertou o travessão em seguida. Temperatura baixa, mas com jogo quente. Salgueiro usava a experiência, retardava a reposição de bola, ganhava tempo, e Mauricinho perdeu mais uma boa chance. O Vasco cansou de perder chances. O Flamengo não desperdiçou. Em jogada de escanteio, Benjamin cobrou, o chute de Anderson saiu esquisito e Bernardo desviou: 1 a 1, aos 3’42". Souza levou perigo, em cobrança de falta que saiu com bastante efeito. Casé também apareceu bem, em chute de longe, rasteiro, que explodiu na trave de Salgueiro. O Rubro-Negro era melhor e o árbitro marcou pênalti de Gil em Bernardo, que bateu e virou o placar: 2 a 1, aos 8’43". O Vasco sentiu o gol. Sem criatividade, o ‘Gigante da Colina’ não conseguia chegar ao ataque e os rubro-negros tinham espaços e o contra-ataque. Salgueiro ainda fez uma boa defesa antes do fim do segundo tempo e o Flamengo foi para o intervalo com vantagem no placar.
Veio a parcial decisiva e o Flamengo aumentou. Robertinho lançou na direita, Anderson tocou de primeira para a entrada da área e Benjamin, sozinho, de bicicleta, acertou em cheio: 3 a 1, aos 1’23". Anderson quase fez o quarto em cabeçada perigosa que Salgueiro defendeu. O ‘Time da Virada’ tinha pouco tempo para manter vivo o sonho do bicampeonato mundial. O relógio corria e o time cruzmaltino precisava de gols. E de tranquilidade. O segundo gol saiu com Bruno Xavier, que cobrou falta com força, Robertinho deu rebote, Catarino ajeitou e Xavier encheu o pé: 3 a 2, aos 2’15". Faltava tranquilidade aos vascaínos, enquanto que sobrava calma aos rubro-negros. Catarino, de muito longe, viu seu chute ser ajudado pelo montinho para vencer Robertinho, mas a bola parou no travessão. Mesmo recuado, o Flamengo suportava bem as investidas dos rivais, contando com atuação impecável da dupla de defesa formada pelo baiano Souza e pelo uruguaio Pampero. O tempo passava, o Vasco da Gama buscava o empate, lutava, mas já era tarde, restando aos vascaínos, a disputa por um lugar no pódio. O Flamengo, terceiro colocado em 2011, enfrenta o Lokomotiv tentando repetir nas areias o feito dos gramados, o título mundial que conquistou diante do Liverpool, em Tóquio, em 1981.
"Alguns jogadores da nossa equipe não estavam muito inspirados hoje, como Mauricinho e Bruno Xavier, e isso peso negativamente para o nosso lado. Num jogo deste nível, não dá para bobear. Quem não faz, leva. Este torneio é fundamental para a renovação do nosso time. Ficar entre os três primeiros é muito importante, já que somos os atuais campeões", afirmou Gil.
Fonte: Site oficial do II Mundialito de Clubes de Beach Soccer