Neste sábado começa a competição mais disputada do mundo: o Campeonato Brasileiro. No ano passado, este campeonato foi especial para o goleiro do Vasco. Fernando Prass conquistou a Bola de Prata da "Revista Placar", foi escolhido como melhor goleiro pelos leitores do jornal "O Lance", e foi o maior pontuador, entre todos os jogadores, no fantasy game Game Cartola.
Entre outros temas, Fernando Prass falou sobre como é disputar a competição nacional.
Diferença do Campeonato Brasileiro para outras competições:
É o campeonato mais difícil do mundo. A disputa é acirrada, com uma competitividade muito grande, equilibrada por cima. São muitas equipes com condições de ganhar, diferente dos campeonatos estaduais e até mesmo dos europeus onde são sempre os mesmos brigando pelo título. Na Europa vemos clubes com mais de 20 títulos nacionais. No Brasil o maior vencedor tem seis.
Rendimento para 2012:
Treino como goleiro desde criança e o trabalho está diretamente ligado a minha função. É um trabalho de muita repetição. Tem que suar muito. Treinamos antes e até depois dos jogos. O descanso do goleiro é o jogo.
Votações durante o campeonato:
Acho legal especialmente a Bola de Prata e o Cartola porque são pontuações jogo a jogo com um critério definido. Assim, premia-se quem foi regular durante todo o campeonato, diferente daquelas votações que acontecem na reta final, premiando quem causou boa impressão nos últimos jogos.
Vasco melhor em 2012:
Temos a obrigação de sonhar com a Libertadores. Em mais três jogos podemos estar na final.
Fonte: SRZD