A primeira perna das quartas-de-final da Libertadores mostra que o torneio está mais equilibrado do que nos últimos anos. A última vez que nenhum visitante tinha vencido fora de casa no jogo de ida tinha sido em 2008.
Em 2012, o equilíbrio é tanto que o melhor resultado de um forasteiro foi o empate de La U por um gol com o Libertad, no Paraguai. E os piores foram as derrotas por 1 a 0 do Flu diante do Boca e do Santos para o Vélez. Ninguém colocou um pé nas semifinais.
Em 2011, o Santos abriu o confronto com o Once Caldas vencendo por 1 a 0 fora de casa. E o Vélez, encaminhou a vaga enfiando 3 a 0 no Libertad.
Na abertura das quartas-de-final de 2010, La U fez 3 a 2 no Flamengo, no Rio, enquanto o São Paulo ganhou do Cruzeiro em Minas por 2 a 0.
Um ano antes, o argentino Estudiantes tinha sido o único visitante a vencer nos jogos de ida em busca de uma vaga nas semifinais. Fez 1 a 0 no defensor do Uruguai.
A última vez que nenhum forasteiro tinha começado essa fase vencendo foi em 2008. Mas o mandante América obteve no México uma vantagem que ninguém conseguiu em 2012. Fez 2 a 0 no Santos e ganhou a gordura que ninguém conseguiu dessa vez.
A rodada concluída nesta quinta-feira, dá indícios de que as oito torcidas envolvidas na disputa terão muito sofrimento pela frente na próxima semana.
Fonte: Blog do Perrone - UOL