Se depender do retrospecto na Série A do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, o Vasco pode tropeçar diante do Grêmio, domingo, em São Januário. É que desde a criação do novo formato da competição, o time apresenta bastante irregularidade em estreias. Em oito edições disputadas, foram quatro derrotas, um empate e apenas três vitórias.
Os números só empatam quando a Série B entra em questão. Em 2009, na Segunda Divisão, a equipe comandada por Dorival Júnior estreou derrotando o Brasiliense, em casa, por 1 a 0. O time de Brasília, aliás, foi o primeiro adversário cruzmaltino também em 2005. E, mais uma vez, a equipe carioca venceu, repetindo o placar.
Na primeira edição do Brasileiro no modelo atual foi em 2003. Na ocasião, o Vasco jogou fora de casa contra o Guarani, e perdeu por 4 a 2. No ano seguinte, recebeu o Criciúma em São Januário. No entanto, mesmo diante de um adversário modesto, sucumbiu à escola catarinense, perdendo por 1 a 0.
Em 2005, venceu o Brasiliense e em 2006 obteve seu único empate em estreias. Mesmo diante de sua torcida, o time à época comandado por Renato Gaúcho apenas empatou em 1 a 1 com o Internacional. No ano seguinte, foi ao Machadão, em Natal, derrotou o América local por 1 a 0.
Veio a competição de 2008, e mais uma vez o Internacional estava pela frente. Desta vez, porém, o jogo foi no Beira-Rio, em Porto Alegre, e o time gaúcho levou a melhor, vencendo por 1 a 0. Depois de amargar a Série B, o Vasco voltava às suas origens. E em 2010 enfrentava o Atlético-MG no Mineirão: vitória da equipe mineira por 2 a 1.
No ano passado, em meio à disputa da Copa do Brasil, mesmo com uma formação mista, o Vasco abriu o Brasileiro fora de casa contra o Ceará. Mesmo sem sua força máxima, venceu por 3 a 1.
Fonte: O Dia online