Uma linda festa abriu o Intercolegial 2012, que marca os 30 anos da competição entre estudantes mais tradicional do Brasil. O sucesso foi absoluto e novas forças apareceram com o Apollo 12, de Santa Cruz – coroado com a melhor apresentação no desfile –, e o Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, de Santa Teresa, campeão na disputa entre torcidas. As primeiras medalhas foram distribuídas aos vencedores da corrida de rua, estreia das competições esportivas, logo no primeiro dia dos jogos.
Ao contrário das surpresas no Desfile de Abertura, a prova de 3km, com percurso no estacionamento do HSBC Arena, não teve novidades e as escolas de tradição no atletismo voltaram a se destacar. Jonathan Barboza, do Percepção (Irajá), foi o primeiro colocado geral masculino, enquanto Jéssica Ladeira, do Elpídio da Silva (Padre Miguel), venceu entre as meninas.
Vice-campeã sul-americana nos 3 mil metros, dona dos três melhores tempos brasileiros na mesma distância, em sua categoria, Jéssica, de 18 anos, se despediu da corrida de rua do Intercolegial com a medalha de ouro no peito.
“Foi a minha última participação nesta prova e o resultado é importantíssimo para mim. Conquistei o bicampeonato, sendo que em 2011 fui quarta colocada geral. Neste ano, foi diferente, pois não corremos junto com os meninos”, disse a aluna do terceiro ano do ensino médio do Elpídio da Silva, que é federada pela equipe Pé de Vento.
Medalha de ouro pelo Percepção, Jonathan tem 16 anos. O atleta, federado pela Mangueira, estava bastante desgastado após a vitória, comemorada com entusiasmo.
“Vi que estava com uma distância boa do segundo colocado e administrei a chegada, mas mesmo assim fiquei cansado. É importante representar a escola e dar retorno à oportunidade de ter bolsa de estudo”, disse o corredor.
Além de brilhar com Jonathan, a escola de Irajá fez a melhor campanha da corrida de rua ao conquistar os títulos de três das seis categorias: livre masculino; jovem masculino; e federado feminino. Fechando o excelente desempenho, conquistou o bronze da livre feminino.
Adversário de longa data do Percepção, o CAp Paulo Gissoni, de Realengo, foi outro destaque da prova, sagrando-se campeão da livre feminino, além de chegar em segundo na jovem feminino e em terceiro em três categorias.
O Colégio Vasco da Gama, de São Cristóvão, também teve ótimo desempenho, faturando o primeiro lugar da federado feminino e o segundo da federado feminino. Entre os meninos, a escola unificou o pódio da categoria de jovens federados, com a medalha de ouro de Gabriel Nicolau; a prata de Rafael Mello; e o bronze de Patrick Gomes.
O Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti, representou brilhantemente à rede pública, com o título da jovem feminino. Destaque para a vitória de Thainá Godoy e o bronze de Brenda dos Santos, na categoria jovem não federado.
Fonte: Site oficial do Intercolegial