Vasco e Corinthians iniciam nesta quarta-feira a luta por uma vaga na semifinal da Taça Libertadores. Pela primeira vez, os clubes se enfrentam pela competição continental. O histórico do confronto entre os dois times é equilibrado. O time paulista venceu quatro partidas a mais que o Vasco (39 a 35). E ocorreram 29 empates, em um total de 109 duelos. Mas a equipe de São Januário marcou mais gols que o adversário (152 a 143).
Será a quarta vez nos últimos 20 anos que os dois clubes ficam frente a frente em uma mata-mata. E o Alvinegro do Parque São Jorge levou vantagem nos confrontos anteriores: na semifinal da Copa do Brasil de 95 (vitórias por 1 a 0 no Rio e 5 a 0 em SP); na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2006 (1 a 0 e 3 a 1); e na semifinal da Copa do Brasil de 2009 (1 a 1 no Maracanã e 0 a 0 no Pacaembu).
Além da decisão do Mundial de Clubes da Fifa em 2000, quando o time paulista conquistou o título no Maracanã, com a vitória nos pênaltis por 4 a 3, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.
Mas o Vasco também tem uma vitória marcante sobre o Corinthians em sua história. Em 4 de maio de 1980, no jogo que marcou a volta de Roberto Dinamite ao Maracanã com a camisa do Vasco. Após uma rápida passagem pelo Barcelona, o artilheiro brilhou, marcando os cinco gols do Cruzmaltino na goleada por 5 a 2 sobre o Corinthians, pelo Brasileiro daquele ano.
Fonte: Blog Memória EC - GloboEsporte.com