O técnico Mano Menezes vai divulgar nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília), no Hotel Sofitel, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, a lista de convocados da Seleção Brasileira para os próximos quatro amistosos do time canarinho, um na Alemanha e três nos Estados Unidos. A tendência é que o treinador faça uma mescla de atletas sub-23, com idade para participar dos Jogos de Londres 2012, e jogadores acima dos 23 anos, principalmente aqueles com possibilidade de serem chamados para o torneio.
Neymar e Paulo Henrique Ganso, ambos do Santos, Lucas, do São Paulo, e Leandro Damião, do Internacional, são nomes certos na lista. Os quatro são as principais armas do setor ofensivo de Mano Menezes para os amistosos contra Dinamarca, no dia 26 de maio, em Hamburgo, na Alemanha; os Estados Unidos, no dia 30 de maio, em Washington; o México, no dia 3 de junho, em Dallas; e a Argentina, no dia 9 de junho, em Nova Jersey.
A dúvida na lista de convocados é se o comandante vai seguir com o “projeto” Ronaldinho Gaúcho, que tem decepcionado com a camisa do Flamengo. A novidade pode ser o retorno de Ramires, do Chelsea. Kaká, do Real Madrid, tem poucas chances de ser lembrado.
Há duas semanas, logo após as semifinais da Liga dos Campeões, Mano rasgou elogios ao desempenho do volante nos duelos contra o Barcelona. Ramires havia sido preterido desde a eliminação da Seleção na Copa América, disputada no ano passado, na Argentina.
- O Ramires está jogando bem há bastante tempo. Ele faz parte do grupo que convoquei desde o início. As pessoas confundem algumas situações. Às vezes, nós deixamos jogadores de fora e as pessoas acham que não pensamos mais neles. Mas às vezes é porque já sabe mosda importância dele para a Seleção e queremos ver outros atletas - afirmou o treinador da Seleção.
Por outro lado, Mano terá problemas no setor defensivo. Os zagueiros Dedé, do Vasco, e David Luiz, do Chelsea, contundidos, estão praticamente fora da lista do treinador. Thiago Silva, do Milan, é outro nome certo no grupo. Com isso, o comandante poderá dar oportunidade para zagueiros com idade abaixo dos 23 anos, entre eles Juan, do Inter de Milão, e até mesmo Bruno Uvini, capitão do time sub-20 no Sul-Americano e no Mundial.
A partir dos quatro duelos, Mano terá a ideia de como formará a equipe que vai disputar os Jogos de Londres. Uma das intenções do treinador era testar o setor defensivo e, principalmente, ter a certeza de quais atletas acima dos 23 anos seriam chamados. Pelas últimas declarações, a tendência é que o comandante convoque dois zagueiros e um lateral para os Jogos.
Outro ponto que também deve ser levado em conta por Mano Menezes para a convocação será a pré-lista divulgada para os Jogos de 2012. Tirando uma ou outra exceção, os convocados desta sexta-feira sairão dos 52 listados pelo comandante no mês passado.
Fonte: GloboEsporte.com