Depois de ter ampliado o número de parcerias com empresas que não têm exposição de marca em camisa, o Vasco conseguiu terminar 2011 com R$ 4,6 milhões economizados por meio dessas permutas. O valor consta no balanço patrimonial, publicado no fim do último mês de abril, e representa aumento significativo em relação às últimas temporadas, tanto em dinheiro quanto em número de parceiros comerciais.
Negócios dessa natureza pouparam R$ 360 mil aos cofres cruzmaltinos em 2008, R$ 780 mil em 2009 e R$ 2,8 milhões em 2010. Em outras palavras, os R$ 4,6 milhões atingidos na última temporada indicam pouco mais de 12 vezes a economia no primeiro ano da gestão de Roberto Dinamite, que assumiu o clube em setembro de 2008, quando a equipe foi rebaixada à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Entre as empresas que são parceiras vascaínas, estão Climair, GVT, GolStore, Vida, Melhoramentos, Microcis, Ambev, Outplan, Vedacit, Soft, Belo Dente, Bematech, Mobile, Mundial, Albacete, Prezunic e Tintas Iquine. Numericamente, essas 17 companhias também representam crescimento expressivo em relação às três que mantinham contratos com o clube carioca em 2008: Prosoft, Mundial e Prezunic.
Das permutas mais recentes, há destaque para a Ambev. A cervejaria, para explorar a marca Brahma, fez melhorias na infraestrutura do Vasco. A sala de imprensa foi reformada, bem como os vestuários, usados por todo o elenco e a comissão técnica. A Iquine, em outra ação que repercutiu bem, pintou as arquibancadas do estádio São Januário, após oferecer à torcida opções de modelos pela internet.
Fonte: Máquina do Esporte