Apontada como uma das maiores promessas do futebol feminino brasileiro, a atacante Byanca Beatriz, popularmente conhecida como Byanca Brasil, recentemente conquistou com a Seleção sub-17 o Campeonato Sul-Americano da categoria e foi considerada uma das grandes jogadoras do torneio.
A jovem de 16 anos iniciou sua carreira no Bangu e teve uma brilhante passagem pelo Vasco, que para muitos tem uma das melhores estruturas para a prática de futebol feminino no país. Em 2010, ainda com 14 anos, a jovem ajudou o Vasco a conquistar a Taça Iguaçuana sub-17. Na oportunidade, Byanca foi eleita a melhor jogadora e levou o prêmio de artilheira da competição.
Atualmente defendendo as cores da equipe profissional do Foz Cataratas, a antiga moradora do bairro de Campo Grande, localizado na periferia do Rio de Janeiro, é a esperança da família, que aposta no enorme talento da jovem para mudar de vida.
Em meio aos treinos e aos compromissos profissionais, como os jogos da Copa do Brasil, Byanca arrumou um tempo para conversar com a reportagem do site ‘Torcida do Vasco’. No bate-papo a ‘rainha das lambretas’, forma como ficou conhecida no meio do futebol, relembrou sua passagem pelo Vasco e revelou que sente saudade das antigas companheiras.
Confira uma entrevista exclusiva com a promessa do futebol feminino:
Como começou sua trajetória no futebol?
“Minha trajetória até agora foi muito boa. Comecei aos 10 anos e na época não sabia fazer nada com a bola. Pedi meu pai para me ensinar a jogar e ele me ensino. Meu pai é quem sempre me apoiou. Comecei no Vasco, depois passei pelo Bangu e hoje estou no Foz Iguaçu”.
Então quer dizer que você não jogava nada? Era uma ‘perna de pau’?
“Sim (risos)”.
Como foi sua passagem pelo Vasco?
“Foi muito boa. Todos lá sempre me apoiaram. Consegui ganhar a Taça Iguaçuana pelo time sub-17”.
Você sente falta do Vasco? Gostaria de ter ficado no clube ao lado de suas amigas?
“Sim, sinto falta. Tenho muitas saudades das meninas, mas tive que sair. Foi melhor para mim”.
Você recentemente conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-17. Como foi para você essa conquista?
“Foi muito importante para mim, pois fui campeã logo no meu primeiro campeonato internacional. Espero que tenha sido o primeiro de muitos”.
Como você se sente sendo apontada como a mais promissora das jovens jogadoras brasileiras? Como você se convive com isso?
“Eu não procuro ouvir. Isso me ajuda muito, mas procuro manter o foco para deixar de ser promessa e virar uma realidade”
Em quem você se inspira?
“Marta e Ronaldinho Gaúcho”.
Como andam as coisas no Foz?
“Estamos jogando a Copa do Brasil de profissionais. Esse ano me colocaram para eu ganhar experiência, mas espero receber uma oportunidade para mostrar meu futebol”.
Na Seleção sub-17 você não se desgrudou das jogadoras do Vasco. Fala um pouco sobre essa amizade.
“No meio desses campeonatos a gente pegar muito carinho uma pela outra. Eu admiro demais as meninas. Elas são muito especiais para mim. São amizades que vou levar para vida inteira”.
Em quais delas você é mais ligada?
“Na Thaynara e na Brena”.
Como você viu o desempenho de ambas nessa competição?
“Acho que o futebol delas evoluiu muito. As meninas estão muito boas”.
Por qual motivo você saiu do Vasco?
“Eu tinha uma proposta melhor e resolvi sair”;
Você pensa em voltar ao Vasco no futuro?
“No momento não, mas quem sabe…”
Quais são os seus planos para o futuro?
“Jogar muito, conquistar muitos campeonatos para o meu clube e chegar na Seleção principal”
Por fim que mensagem você deixa para o leitor que te conhece agora?
“Quero agradecer a todos pelo apoio que tem me dado. Gostaria de pedir também mais apoio para o futebol feminino”
Fonte: Site Torcida do Vasco