Botafogo e Vasco se enfrentam neste domingo em busca do título da Taça Rio e de uma vaga na decisão do Carioca. O vencedor enfrenta o Fluminense, campeão da Taça Guanabara, na final do Campeonato Estadual. O Gigante da Colina leva vantagem no histórico de confrontos entre as duas equipes pelo Carioca. Em 199 jogos, o Alvinegro ganhou 55 vezes, já a equipe de São Januário levou a melhor em 83 oportunidades. O 'É Gol na Memória' relembra duas partidas entre as equipes.
Em 1994, Vasco e Botafogo se encontraram no quadrangular final do torneio, que ainda não era disputado no sistema atual de grupos. O zagueiro Jorge Luis acertou o canto do gol em uma cobrança de falta e abriu o placar para o Gigante da Colina. No segundo tempo, o zagueiro completou de cabeça o escanteio cobrado por William e ampliou. Após lançamento de Luizinho, Hernande driblou dentro da área e chutou forte para marcar o terceiro. O Botafogo diminuiu com Túlio Maravilha, aos 47 minutos do segundo tempo. Após ser derrubado na área, o atacante bateu o pênalti no canto, sem chances de defesa para o goleiro Germano. Após vencer o Fluminense, o Vasco conquistou o Carioca.
Em fevereiro de 2010, quem levou a melhor foi o Botafogo. Em partida válida pela final da Taça Guanabara, a equipe bateu o Gigante da Colina e conquistou o campeonato. Após escanteio, o zagueiro Fábio Ferreira abriu o placar de cabeça, aproveitando a saída em falso do goleiro Fernando Prass. Aos 37 do segundo tempo, Loco Abreu foi segurado na área e definiu o placar em uma cobrança de pênalti. A partida terminou com dois jogadores de São Januário expulsos: Nilton, que deu um carrinho violento no Caio, e Titi, que derrubou Loco.