Sem cinto de segurança e com pé embaixo: o ônibus do Vasco da Gama que levava diariamente adolescentes da categoria sub-15 de São Januário para o Centro de Treinamento, em Itaguaí, acumula 50 multas por excesso de velocidade e uma por avanço de sinal. Dessas, 25 foram registradas entre janeiro e maio de 2011. Nenhuma foi paga. Quarta-feira, a 1ª Vara da Infância e da Juventude proibiu o uso do veículo, interditou o CT de Itaguaí e o refeitório de São Januário.
O ônibus é de 1988 e acumula R$ 4.448 de dívidas com o Detran-RJ, desde 2006. “Transitar em alta velocidade, com um ônibus naquelas condições precárias é um absurdo que coloca em risco a vida dos adolescentes”, afirmou a promotora da Infância e da Juventude Clisânger Ferreira Gonçalves Luzes. Só entre 2 e 6 de maio, foram quatro dias de multa: há dias em que o veículo foi multado duas vezes na mesma via.
Segundo a ação civil pública movida pela 12ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Capital o estado do veículo é “aterrador”. Ordem judicial determina que o clube melhore o alojamento para 60 atletas adolescentes em São Januário.
“Braços de apoio (...) já não apresentavam proteção, deixando perigosamente exposta a estrutura de ferro interna”, descreveram na ação.Os jovens passavam três horas no ônibus, onde a “sensação térmica era elevadíssima”, relata a promotora. Procurado, o Vasco não se manifestou.
A precariedade no clube, segundo os promotores, pode ter contribuído para a morte de Wendel Júnior Venâncio Silva, 14, em fevereiro. Ele passou mal no CT de Itaguaí, onde não havia médico.
Ex-goleiro sofre acidente
O ex-goleiro do Vasco, Silvio Luiz, bateu com a sua picape Tucson em uma moto no KM 42 da Avenida Brasil, em Campo Grande, no sentido Santa Cruz. O acidente aconteceu ontem, às 6h. Ele se recusou a soprar o bafômetro e teve o carro apreendido, porque sua habilitação estava vencida desde 2008.
Silvio não se feriu. Felipe de Lima Calazans, 22, que dirigia a moto, se machucou de leve. Alaylana Cristina de Lima, 19, que estava na garupa, precisou ser operada por conta de fratura na perna direita.
O atleta hoje joga no São Gonçalo Futebol Clube, da terceira divisão do Rio. Ele responderá por lesão corporal em inquérito na 35ª DP (Campo Grande).