O adversário do Vasco nas oitavas de final da Copa Libertadores será o argentino Lan ús, que, com dez pontos, terminou como líder do Grupo 2 – que tinha ainda Flamengo, Emelec (EQU) e Olimpia (PAR). Na classifica ção geral, o time argentino foi o sétimo melhor primeiro.
Os ‘hermanos’ do Lanús, por ém, lamentaram o fato de não poderem enfrentar o Boca Juniors (ARG), já que, assim, não teriam o desgaste da viagem. Por outro lado, celebraram não terem pela frente uma outra equipe carioca.
– O Lanús preferia jogar com o Boca por não ter de fazer uma viagem cansativa. Sabem que Vasco e Fluminense são fortes. Mas muitos jogadores creem que o Fluminense é um pouco mais poderoso nesta Libertadores – disse Ariel Cristofalo, setorista do Lanús para o Diário Olé.
O técnico Gabriel Schurrer tem escalado o time de forma ofensiva, com uma linha de três jogadores e um atacante. Porém, para a primeira partida, em São Januário, há a possibilidade de adotar o 4-4-2, jogando de uma forma mais cautelosa.
Logo após a rodada que definiu que o Vasco seria o adversário do Lanús, a imprensa local ressaltou que a última passagem da equipe pelo Rio de Janeiro não traz boas recordações, já que foi goleada pelo Flamengo por 3 a 0, no Engenhão. Mas lembram que os argentinos já estavam garantidos na segunda fase.
BOAS LEMBRANÇAS
O confronto e as condições dele não chegam a ser novidade. Na Copa Sul-Americana de 2007, as duas equipes se encontraram.
Naquela oportunidade, também nas oitavas de final, os brasileiros levaram a melhor. Após derrota por 2 a 0 na Argentina, o Cruz-Maltino conseguiu vencer por 3 a 0 em São Januário, com um gol de Leandro Amaral aos 45 minutos do segundo tempo –, e garantiu a vaga nas quartas de final da competição.
Sobe e desce
Sobe
OFENSIVO Time vem jogando com esquema bem ofensivo.
COMPLEMENTO Jogada pelos lados é uma das armas e vem dando certo.
Desce
ELENCO Mesmo com novo esquema, jogadores devem ser os mesmos.
DEFESA O setor defensivo não tem passado muita segurança nos últimos jogos.
Com a palavra: Ariel Cristofalo, repórter que cobre o Lanús no Olé
Nesta temporada, a equipe do Lanús tem explorado muito as jogadas pelos lados do campo e tem dado certo em bastante jogos. Acredito que entra forte nesta fase da Copa (Libertadores), mas é uma equipe muito oscilante. Tem alternado jogos muito bons com outras partidas ruins.
É um time que tem um caráter ofensivo. Geralmente ele atua em um esquema com dois volantes de contensão, uma linha de três jogadores com caracter ísticas bem ofensivas e um atacante como referência.
‘Atirador’ pode jogar
Recém-contratado pelo Lanús, o atacante colombiano Teófilo Gutiérrez tem grandes chances de atuar contra o Vasco.
O jogador chegou por empréstimo apenas para jogar a Libertadores – não pode ser inscrito no Torneio Clausura por já ter atuado pelo Racing (ARG) na competição.
Teófilo assinou com o Lanús após se envolver em uma polêmica em seu ex-clube. No sábado, o Racing foi goleado pelo Independiente por 4 a 1. O colombiano, que havia sido expulso, foi apontado pelos companheiros como responsável pela derrota.
Houve uma briga no vestiário e Teófilo sacou uma arma de ar comprimido.
Fonte: Lance