William Barbio reencontra Nova Iguaçu, equipe que o revelou

Sábado, 14/04/2012 - 22:03

Morador de Nova Iguaçu e cria das divisões de base do clube da cidade, o atacante Willian Barbio, agora, defende o Vasco. E neste domingo, pela primeira vez em sua carreira, o atacante verá o Nova Iguaçu do outro lado do campo. O palco do reencontro será o Estádio de Moça Bonita, em Bangu.

Apesar da transferência para São Januário, Barbio não esqueceu as raízes no futebol e ainda frequenta o antigo clube, tendo um laço quase que fraternal com Jânio Moraes, presidente do Nova Iguaçu. O dirigente, inclusive, o ajudou a encontrar um apartamento para alugar no centro do município, já que o jogador vivia em um local mais distante da cidade e de acesso não tão fácil.

- Ele vai apanhar se fizer um gol contra a gente (risos). Vai ser uma emoção diferente tanto para nós, do clube, quanto para ele. Ele gosta do clube, mas sabemos que ele é profissional e agora defende as cores do Vasco. Mas vai ter um lado emocional muito legal – disse Jânio Moraes, ao lembrar que, coincidentemente, essa semana ainda havia conversado com Willian Barbio.

E não é apenas Willian Barbio que não esqueceu o Nova Iguaçu. O Nova Iguaçu também não esqueceu Willian Barbio. Quem vai ao centro de treinamento do clube pode perceber isso. No restaurante do local, um quadro com uma montagem do atacante com a camisa do Vasco e, ao fundo, em preto e branco, nos tempos que defendeu o clube da Baixada Fluminense. O espaço conta também com peças em homenagem ao goleiro Diogo Silva, hoje também no Vasco, e ao lateral-esquerdo Cortez, atualmente no São Paulo.

- É uma forma de agradecimento. Somos muito gratos a eles. Além disso, isso é uma motivação extra, um oxigênio a mais para nós e para essas crianças – ressalta.

Willian Barbio ficou famoso no Rio de Janeiro após marcar um dos gols da vitória do Nova Iguaçu sobre o Vasco, no Campeonato Carioca de 2011. E a sua atuação contra o time cruz-maltino fez o treinador Josué Teixeira, inclusive, mudar o esquema para o restante da competição.

- Ele gostava de jogar com apenas um atacante. O Willian estava no banco. Conversamos com ele sobre a possibilidade de se atuar no 4-4-2, já que desde a base nossos jogadores estão acostumados a atuar assim. Contra o Vasco, ele colocou o Willian e ele foi tão bem que o técnico passou a jogar nesse esquema – lembra o dirigente.

Marca registrada do atacante, o estilo do cabelo de Barbio já rendeu o apelido carinhoso de “cabeleira” entre os torcedores vascaínos. Mas, por pouco, ele não teve de mudar de penteado por um tempo. Em 2010, o Nova Iguaçu conseguiu o acesso à Primeira Divisão do Carioca e, no dia seguinte à conquista da vaga, o elenco resolveu comemorar. Mas fazia parte da celebração raspar a cabeça dos jogadores. Ao saber disso, Jânio saiu de sua sala, impediu que a brincadeira fosse feita e ainda deu um recado:

- Não quero que encostem no cabelo do Barbio e nem do Cortez!

SUCESSO ENTRE AS CRIANÇAS

Carismático, Willian Barbio, em pouco tempo, conquistou a torcida vascaína. Porém, não é só em São Januário que ele faz sucesso entre os torcedores. Segundo Jãnio Moraes, o atacante é ídolo da criançada do Nova Iguaçu.

- As crianças aqui são apaixonadas por ele. na festa de fim de ano que fizemos ano passado, ele dançou e tudo. Muito engraçado… é um artista! (risos). Tem um coração maravilhoso. É um bom filho, pessoa humilde e muito bem educada – disse o mandatário, que completou:

- Ele é muito carismático, demais. Ele é feliz. É uma cara feliz da vida e transparece isso.

COM A PALAVRA

Dudu
Professor do mirim do Nova Iguaçu que indicou Barbio para ser federado

Todo ano a gente faz um campeonato interno, que é um campeonato brasileiro. Ele foi o artilheiro da competição. No primeiro jogo, ele meteu dois gols, na estreia dele no mirim.
O Willian é um jogador muito tático, sempre teve essa característica de partir para cima, mas ajuda na marcação. Pode jogar tanto na ponta como centralizado, como já fez aqui.
Sempre foi “sacana”, sempre extrovertido. Sempre foi tudo de bom. Comportamento exemplar aqui. Nunca foi expulso, em nenhuma das categorias. Disciplina exemplar. Muito carismático, brincalhão.
Domingo vai dividir o coração dele e o nosso também, que torcemos por ele. Tomara que dê empate, o Vasco se classifique e ele faça o gol.

Fonte: Lancenet