Apesar da vitória contra o Nacional, nesta quinta-feira, fora de casa, o Vasco ficou na segunda colocação do grupo e vai jogar a partida de volta do mata-mata longe de São Januário. No entanto, como conquistou 13 dos 18 pontos disputados, a equipe do técnico Cristóvão vai pegar um dos piores primeiros colocados.
Das quatro vagas restantes, Santos e Internacional, líder e vice-líder do grupo 1, são aqueles com situação mais confortável. O time paulista precisa de um empate contra o Strongest (BOL), quinta-feira, dia 19, na Vila Belmiro, e o Internacional de uma vitória contra o Juan Aurich (PER). Uma vitória do Santos classifica o Inter independente do seu resultado no Peru.
A segunda vaga do grupo 3 poderá ser decidida num confronto direto. Terça-feira, dia 17, o Bolívar recebe o Universidad Católica na Bolívia. Com sete pontos, os bolivianos jogam por um empate, já que os chilenos têm seis. O Unión Española já é o líder do grupo.
A última vaga em aberto está no grupo 7, com três times com chances de conquistar a classificação. O Vélez está classificado com 12 pontos. Deportivo Quito, com sete, Defensor (URU), com seis, e Chivas (MEX), com quatro estão na briga, com vantagem para os equatorianos, que em casa jogam contra os mexicanos na terça-feira. O Chivas só se classifica se fizer 4 a 0 em Quito e se o Vélez vencer o Defensor em Buenos Aires.
Ainda não há confrontos definidos nas oitavas. Pelo regulamento, primeiros colocados e segundos colocados são divididos em dois grupos. O melhor primeiro enfrenta o pior segundo colocado, o segundo melhor primeiro colocado pega o segundo pior segundo colocado e assim até o oitavo melhor classificado.
Com as atuais classificações, assim ficariam os confrontos das oitavas:
Libertad x Bolívar
Velez x Deportivo Quito
Fluminense x Cruz Azul
Atlético Nacional x Internacional
Corinthians x Emelec
Lanús x Boca Juniors
Santos x Universidad de Chile
Unión Española x Vasco
Times já eliminados:
Alianza Lima (PER)
Arsenal Sarandi (ARG)
Deportivo Táchira (VEN)
Flamengo (BRA)
Godoy Cruz (ARG)
Juan Aurich (PER)
Junior Barranquilla (COL)
Nacional (PAR)
Nacional (URU)
Peñarol (URU)
Zamora (VEN)
Fonte: Marca Brasil