A Taça Libertadores da América vai chegando ao fim da fase de grupos. A apenas uma rodada para o fim da etapa, 11 times já garantiram participação entre os 16 das oitavas de final (Lanús-ARG, Union Española-CHI, Fluminense, Boca Juniors, Vasco, Libertad-PAR, Corinthians, Cruz Azul-MEX, Vélez Sarsfield, Nacional de Medellín-COL e Universidad do Chile). São cinco vagas em disputa nos últimos jogos - duas no Grupo 1, onde o Santos está praticamente garantido, uma no Grupo 2, outra no Grupo 3 e a restante no Grupo 7. Agora, técnicos, jogadores e torcedores, mesmo de equipes ainda não classificadas, especulam qual seria o próximo adversário.
A resposta começa a ser dada hoje. Na próxima quinta-feira, todas as posições estarão decididas. Em uma semana, os 16 classificados conhecerão o chaveamento, com a definição prévia de quem decide em casa.
O único brasileiro que não se classificaria seria o Flamengo, quarto colocado do Grupo 2. Coincidentemente, é o primeiro que decide o seu destino. Hoje, o Rubro-Negro precisa vencer o Lanús, no Engenhão, e torcer por um empate entre Olimpia e Emelec, no Paraguai. As partidas começam às 19h30m (de Brasília).
O regulamento da Libertadores permite qualquer tipo de confronto nas oitavas de final. A tabela não é rígida, sendo possível o cruzamento com times de todos os grupos e de mesma nacionalidade. O dono da melhor campanha, primeiro colocado de uma das oito chaves, com maior pontuação, enfrenta o classificado com pior retrospecto, segundo colocado de uma das oito chaves, com menor pontuação.
Entre os times brasileiros, apenas o Internacional não teria o direito de jogar a segunda partida em casa, já que se classificaria como segundo colocado do Grupo 1, liderado pelo Santos. Durante o encerramento da penúltima rodada, na quarta-feira passada à noite, a combinação de resultados chegou a colocar tanto o Peixe como o Corinthians como adversários do Boca Juniors nas oitavas de final. A equipe argentina já eliminou o Timão da Libertadores, em 1991, nas oitavas, e levou a melhor sobre o Santos no último confronto, em 2003, na final, dando o troco da decisão perdida em 1963.
Hoje, o Vélez Sarsfield-ARG é o dono de melhor retrospecto entre os 32 times da competição. Com os mesmos 12 pontos do Fluminense (80% de aproveitamento), a equipe argentina leva vantagem no saldo de gols - os hermanos têm seis, enquanto o Tricolor tem apenas dois. Os únicos invictos, porém, são Corinthians e Nacional de Medellín-COL.
O Olimpia-PAR, integrante do grupo do Flamengo, tem a pior campanha entre os 16 classificados: sete pontos, 46,7% de aproveitamento.
Confira quais seriam os cruzamentos ao final da quinta rodada:
Vélez Sarsfield (1°) x Olimpia (16°)
Fluminense (2°) x Bolívar (15°)
Atlético Nacional (3°) x Deportivo Quito (14°)
Corinthians (4°) x Cruz Azul (13°)
Lanús (5°) x Internacional (12°)
Santos (6°) x Libertad (11°)
Unión Española (7°) x Boca Juniors (10°)
Vasco da Gama (8°) x Universidad do Chile (9°)
Fonte: GloboEsporte.com