Ainda na luta para se classificar para as oitavas de final da Taça Libertadores, o Flamengo enfrentará o Emelec nesta quarta-feira em Guayaquil, mas independentemente do resultado o time carioca precisará da vitória sobre o Lanús no próximo dia 12, no Engenhão, em um jogo que será apitado pelo colombiano Wilmar Roldán.
Roldán, que no Rio de Janeiro será auxiliado por seus compatriotas Abraham González e Wilson Berrío, já dirigiu dois jogos de times brasileiros na atual edição do torneio continental: a estreia do Corinthians, que empatou com o Deportivo Táchira, e a vitória por 2 a 0 do Vasco sobre o Libertad em São Januário.
Foi o colombiano quem esteve à frente da partida que classificou o Fluminense para as oitavas na Libertadores de 2011. Em um duelo cheio de confusões, o Tricolor bateu o Argentinos Juniors por 4 a 2 fora de casa e passou de fase, embora tenha caído logo em seguida justamente para o Libertad.
Já o Corinthians tem situação mais tranquila que o Fla e terá apenas que empatar com o Nacional no Paraguai na próxima quarta para garantir vaga com uma rodada de antecipação. O árbitro do duelo em Assunção será o argentino Patrício Loustau, auxiliado por seus compatriotas Ernesto Uziga e Ivan Gabriel Núñez.
O Vasco, por sua vez, poderá se classificar mesmo sem entrar em campo, caso o Libertad derrote o Nacional (URU) nesta quinta-feira. Caso isso não aconteça, a equipe do treinador Cristóvão Borges terá que pelo menos empatar com os uruguaios em Montevidéu na próxima quinta. O trio de arbitragem desse confronto será argentino, com Pablo Lunati no comando e Gustavo Esquivel e Juan Belatti como assistentes.
Um dia antes, o já classificado Fluminense receberá o Boca Juniors, que avançará às oitavas caso vença no Engenhão. O árbitro do jogo será o uruguaio Darío Ubriaco, auxiliado por seus compatriotas Carlos Pastorino e Carlos Changala.
A lista de trios de arbitragem para a nona semana de jogos da Libertadores é a seguinte:.
Montevidéu: Nacional (URU) - VASCO (BRA).
Árbitro: Pablo Lunati (ARG).
Assistentes: Gustavo Esquivel e Juan Belatti (ARG)
Fonte: EFE (texto), Televisa (foto)