Vasco tenta retomar liderança do grupo no duelo contra Macaé

Sábado, 31/03/2012 - 11:24

Com sua equipe titular, o Vasco esperava apostou no jogo em São Januário para vencer o Resende e dar um importante passo rumo à classificação. A ideia era, assim, poupar o time na rodada seguinte e concentrar as forças na Libertadores. Mas o empate em 1 a 1 no último domingo obrigou o Gigante da Colina a garantir um bom resultado contra o Macaé, uma das surpresas da Taça Rio, na partida deste sábado, às 16h, no Estádio Mocyrzão, pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca.

Para evitar um desgaste ainda maior por causa da viagem ao Peru neste domingo, o Vasco vai enfrentar o Macaé com uma formação mista. Por isso, a expectativa é de um duelo ainda mais complicado, embora haja a confiança numa vitória que deixaria a equipe numa condição mais tranquila para encarar o Flamengo na próxima rodada. Já o time da casa vai em busca dos três pontos para ficar mais perto de concretizar o sonho de chegar à semifinal da Taça Rio.

O Vasco atualmente ocupa a segunda posição do Grupo B, com oito pontos, uma a menos do que o líder Bangu. Já o Macaé soma 12 pontos, assim como o Flamengo, e está em terceiro lugar no Grupo A, com um ponto a menos que o Botafogo, primeiro colocado. O árbitro do jogo é Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço. O SporTV e o Premiere FC transmitem a partida para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real.

AS ESCALAÇÕES

Macaé: o técnico Toninho Andrade irá manter a mesma formação que atuou nas últimas quatro partidas e venceu três. A única exceção será na lateral esquerda, já que Carlos Alberto foi vetado pelo departamento médico. Com isso, o time deve ir a campo com Luís Henrique, Waldir, Ramon, Douglas Assis e Edson; Gedeil, Wágner, André Gomes e Wallacer; Pipico e Josiel.

Vasco: Cristóvão Borges não confirmou a formação que enfrenta o Macaé, mas admitiu que vai mandar a campo uma time misto. Tudo porque o Vasco viaja na tarde deste domingo para Lima, onde enfrenta o Alianza, pela Libertadores. Felipe é um dos nomes certos na lista dos poupados. Por outro lado, Juninho joga neste sábado, mas não segue para o Peru, já que realizará uma cirurgia dentária. O Vasco deve atuar com a seguinte escalação: Fernando Prass, Allan, Douglas, Fabrício e Dieyson; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza; Wiliam Barbio (Eder Luis) e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Macaé: o lateral-esquerdo Carlos Alberto, com um edema na coxa esquerda, está fora da partida e ainda não há previsão de retorno. Edson será seu substituto.

Vasco: o atacante Carlos Tenorio segue se recuperando da ruptura do tendão de Aquiles do pé direito, e Kim sofreu torção do joelho direito. Recém-integrado, o meia Carlos Alberto ainda apura a forma física e segue fora da lista de relacionados.

FIQUE DE OLHO

Macaé: o artilheiro do time ainda é Josiel, com sete gols, mas quem também vem se destacando é seu companheiro de ataque, Pipico. O jogador já balançou as redes cinco vezes no campeonato e, no segundo turno, só não deixou sua marca contra o Friburguense. Nos últimos dois jogos, fez dois gols.

Vasco: Juninho deve ser o ponto de equilíbrio de um time mesclado e, por isso, possivelmente desentrosado. O meia de 37 anos terá a responsabilidade de comandar a equipe dentro de campo e pode fazer a diferença nas jogadas de bola parada.

O QUE ELES DISSERAM

Toninho Andrade, técnico do Macaé: “No último jogo não começamos como estamos acostumados, com um ritmo forte. Talvez pelo fato de termos levado dois gols muito cedo, ambos de bola parada. Essa jogada contra o Vasco também preocupa, pois são jogadores altos. Vai ser uma partida difícil, pois eles também vão precisar do resultado para se classificar”.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Encaramos essa partida como decisiva. O Macaé tem uma boa equipe, que faz ótima campanha na Taça Rio. Por isso, teremos dificuldades, assim como ocorreu contra o Resende. A equipe que vai a campo tem nível para mostrar o melhor futebol do Vasco. Acreditamos e confiamos em quem joga.”

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Esta é a quinta vez que Vasco e Macaé se enfrentam na história do Campeonato Carioca. Nos três primeiros jogos, só deu Vasco. O time da Colina venceu por 4 a 0 em 2008 e em 2010 e por 1 a 0 em 2009. Na última partida, no entanto, no ano passado, o Macaé venceu por 3 a 1.

* O Vasco tem uma média superior a dois gols por partida nesta temporada. A equipe de São Januário fez 44 gols em 19 jogos e marcou em todas as partidas que disputou.

* O Macaé luta para chegar pela primeira vez em uma semifinal de turno do Campeonato Carioca. Disputando a competição pela quinta vez, o time esteve mais próximo deste feito em duas oportunidades quando terminou a Taça Guanabara em 2008 e em 2009 na terceira posição de seu grupo.

ÚLTIMO CONFRONTO

No dia 4 de março do ano passado, Macaé e Vasco se enfrentaram no Cláudio Moacyr pela primeira rodada da Taça Rio. Em casa, o time do norte-fluminense levou a melhor e conquistou a primeira vitória sobre um grande do Rio ao bater o rival por 3 a 1. A derrota foi a primeira de Ricardo Gomes no comando da equipe da Colina. Luís Mário, Siston e Bill marcaram para o Macaé. Elton descontou para os vascaínos, que teve o lateral Ramon expulso.



Fonte: GloboEsporte.com