O Vasco entra em campo nesta terça sabendo que uma vitória contra o Alianza Lima-PER pode lhe dar a vaga nas oitavas de final da Libertadores. Para isso acontecer, o Libertad-PAR teria que vencer o Nacional-URU na quinta-feira, no complemento da rodada. Assim, os dois vencedores iriam aos 10 pontos e não poderiam mais ser alcançados pelos rivais. Porém, mesmo que os paraguaios não vençam, a conquista dos três pontos deixará o Vasco com um pé na próxima fase já que o empate ou a vitória uruguaia colocariam o Gigante da Colina na liderança da chave 5, com três tentos mais do que o advers[ario que terminar a rodada em terceiro.
Os cálculos já foram feitos dentro do vestiário e os jogadores estão cientes que podem alcançar o objetivo já na próxima semana. Porém, o discurso interno é evitar ficar falando nessa possibilidade para não aumentar ainda mais a pressão para o jogo.
- Estamos pensando nisso, com certeza. Mas essa não pode ser a nossa motivação. Temos que ganhar só pela vitória. Se ficarmos pensando em classificação, vamos ficar afoitos e vai nos atrapalhar. Temos que entrar com a cabeça no lugar e ter tranquilidade sempre – disse Dedé.
- A gente sabe que tem que vencer, só isso. A gente não sabe o que vai acontecer depois. Vamos fazer de tudo para classificar. Pelo que a gente fez no ano passado, não podemos ficar fora na primeira fase – completou Eder Luis.
Vasco e Alianza Lima se enfrentam nesta terça, em Lima. O jogo é válido pela quinta rodada da primeira fase da competição e tem início às 21h (de Brasília). Libertad-PAR e Nacional-URU se encaram em Assunção, na quinta, às 19h15m.
Veja a matemática cruz-maltina:
*Em caso de vitória sobre o Alianza Lima-PER
O melhor resultado no jogo adversário seria a vitória do Libertad. Assim, a classificação estaria garantida e os dois clubes apenas brigariam pelo primeiro lugar na última rodada. Em caso de empate ou vitória do time uruguaio, o Vasco joga por um empate na rodada final, contra o Nacional, já que continuaria com mais pontos que seu adversário direto.
*Em caso de empate com o Alianza Lima-PER
O Vasco ficaria com oito pontos e precisaria torcer por vitória do Libertad ou um empate porque o Nacional se manteria em terceiro. Com isso, um empate no último jogo entre as duas equipes classificaria o Gigante da Colina. Nesse cenário, uma vitória do Nacional deixaria o Vasco em segundo, com obrigação de vencer o último duelo para não correr o risco do Libertad bater o Alianza Lima e o ultrapassar.
*Em caso de derrota para o Alianza Lima-PER
Nesse caso, o Vasco teria que torcer para o Nacional não vencer para não ter que depender de terceiros na última rodada. Até porque nesse cenário o time uruguaio jogaria apenas por um empate em casa para se classificar, o que complicaria ainda mais a vida cruz-maltina. Por isso, caso seja derrotado, o Vasco torce para que Libertad x Nacional termine empatado ou com vitória paraguaia. Assim, bastaria vencer na última rodada para se garantir nas oitavas.
Fonte: GloboEsporte.com