Uma conversa com a comissão técnica pode ter carimbado a ida de Juninho ao Peru, para enfrentar o Alianza Lima, na terça-feira. Isso porque, pela programação feita pelo clube, o Reizinho, inicialmente, seria mais uma vez poupado de um jogo fora de casa pela Copa Santander Libertadores, assim como aconteceu contra o Libertad, no Paraguai.
Nos últimos dias, consultado sobre o fato pela comissão técnica cruz-maltina, Juninho manifestou desejo de enfrentar os peruanos. A princípio, ele faria parte do time misto que joga contra o Macaé, amanhã, e, posteriormente, seria poupado do jogo de Lima, pensando nos confrontos contra o Flamengo, no próximo fim de semana, pelo Carioca, e contra o Nacional, no Uruguai, pela última rodada da Libertadores.
A preparação física vascaína, em parceria com a comissão técnica, vem tendo cuidados para que Juninho, com 36 anos, não sinta tanto cansaço já nesse início de temporada. Essa foi a explicação dada para poupá-lo do jogo contra o Libertad, por exemplo. Afinal, além de um jogo duro, a viagem seria desgastante. Mesmo assim, tal atitude rendeu algumas críticas.
O grau de importância do jogo de terça-feira pode pesar para uma mudança da programação. Afinal, caso o Vasco consiga uma vitória sobre o Alianza, e o Libertad faça o dever de casa contra o Nacional, o Cruz-Maltino já garante classificação para a próxima fase (ver quadro ao lado). A definição sobre quem joga a Libertadores, e quem pega o Macaé, vai sair nesta sexta-feira. Mas o Reizinho, dificilmente não estará em campo no Peru.
DENTE AINDA INCOMODA
Um problema dentário vem preocupando Juninho. O jogador, que sofreu uma pancada na boca na estreia da Libertadores, contra o Nacional, teve até que usar um protetor bucal em alguns jogos. Ele teria que fazer uma consulta na semana que vem para resolver o problema, mas isso deve ficar para depois de terça-feira.
ESTADO FÍSICO DE JUNINHO É ELOGIADO
Mesmo com toda a preocupação com seu estado físico, a boa forma de Juninho, mesmo veterano, é constantemente elogiada pela preparação física. Tanto é que, dos 19 jogos do time na temporada, o Reizinho ficou fora de apenas cinco, mas uma delas justamente pela Libertadores.
Dos jogadores do atual elenco, Fernando Prass é quem mais entrou em campo (17 vezes). Juninho, com 14 participações, fica atrás apenas de outros cinco, além do goleiro: Fagner, Alecsandro e Diego Souza, com 16 jogos, e Thiago Feltri e Fellipe Bastos, com 15.
Nesta temporada, Juninho Pernambucano não teve lesão alguma. Desde que retornou ao clube, em junho do ano passado, ele sentiu apenas pequenos incômodos na panturrilha, primeiro na direita depois na esquerda, o que o deixou fora de quatro jogos do Campeonato Brasileiro.
Outro veterano do time, o meia Felipe, de 34 anos, também vem tendo participação efetiva nos jogos. Até agora, nesta temporada ele ficou fora de apenas seis partidas, entrou em campo apenas uma vez a menos do que o Reizinho.
Fonte: Lancenet