O Vasco recebe o Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira, em São Januário, para a despedida de Edmundo. Para a festa ser completa, o Cruzmaltino precisa manter o seu histórico contra os equatorianos. Foram três partidas entre os dois clubes, com um empate em 1960 e duas vitórias dos cariocas em 1998, na final da Taça Libertadores. O SporTV transmite o amistoso para todo o Brasil, a partir das 19h30m (de Brasília).
Na decisão da Taça Libertadores, o primeiro jogo foi disputado em São Januário, no dia 12 de agosto de 1998. O Vasco decidiu a partida logo no primeiro tempo. Logo aos sete minutos, Donizete soltou uma bomba de fora da área, acertando o ângulo do goleiro Cevallos.
Ainda na etapa inicial, aos 33 minutos, Felipe cruzou para a área. Luizão e Mauro Galvão tabelaram e o artilheiro bateu para o gol, fazendo o segundo e fechando o placar da primeira partida da final.
No segundo jogo, no dia 26, o Vasco ignorou a altitude de mais de 2.500 metros e a possibilidade de perder por um gol de diferença. Novamente, os cruzmaltinos resolveram o jogo no primeiro tempo. Aos 24, Juninho Pernambucano lançou Luizão, que bateu o zagueiro Noriega e abriu o placar.
Nos acréscimos, mais um passe de Juninho Pernambucano, desta vez para Donizete. O Pantera invadiu a área e bateu rasteiro, fazendo o segundo gol. No segundo tempo, De Ávila descontou, aos 34 minutos, após saída em falso de Carlos Germano.