No time do Barcelona-EQU há um jogador que sofreu na pele com o time do Vasco campeão da Libertadores de 1998. Atualmente com 36 anos, Nicolás Asencio estava na equipe que perdeu os dois jogos da decisão para o Gigante da Colina. Os anos passaram, mas a frustração ficou. Nesta quarta-feira, ele volta a São Januário para o amistoso que marca a despedida de Edmundo.
- É um sentimento diferente voltar aqui depois de tantos anos. Um misto de alegria e tristeza. Chegamos na final, mas acabamos perdendo. A verdade é que sempre vou ter recordações de tudo que aconteceu.
Asencio sabe que não pode para mudar o passado e, apesar de reconhecer que não há como encarar a partida como uma revanche, o Barcelona vai atuar com seriedade para honrar a camisa do clube.
- Estamos representando o Barcelona e recordando uma partida que aconteceu há muitos anos. Não encaro como uma revanche, porque o momento é outro. Também será uma festa para uma pessoa que todos conhecem, o Edmundo. Acho que a partida será séria, apesar de nosso time principal estar no Equador disputando uma partida que vale pontos, no Equador.
O Barcelona vai entrar em campo com um time muito jovem, e alguns deles sequer tiveram a chance de assistir a um jogo de Edmundo. O Animal não fazia parte do time vascaíno na Libertadores de 98, mas Asencio já encarou o atacante e sabe de sua categoria e o que ele representa para os cruz-maltinos.
- Alguns podem não ter visto, mas devem ter escutado falar dele pelo menos. Eu já joguei contra ela na Copa América de 1995 (vitória do Brasil por 1 a 0 na fase de grupos). É um grande jogador e ídolo aqui no Vasco por tudo que já fez.
Asencio também lembra bem de outros jogadores que enfrentou na Libertadores de 98. Nesta quarta, ele reencontra Felipe e Juninho.
- Lembro sim do Juninho, do Felipe e de outros, como Luizão, Donizete, Pedrinho e também um zagueiro central que jogou na Seleção... Mauro Galvão. Para eles enfrentar o Real Madrid (final do Mundial) foi uma satisfação.
Edmundo será a grande atração nesta quarta, mas para os jovens jogadores do Barcelona, a grande motivação será jogar ao lado de Asencio. Depois do treino de terça, em São Januário, os atletas fizeram fila para tirar fotos com o veterano.