No Vasco desde 2010, o lateral-esquerdo Dieyson é uma das grandes apostas do elenco profissional para a temporada de 2012. O jogador brilhou na Copa São Paulo de Juniores desse ano, mas se engana quem pensa que ele foi descoberto pela comissão técnica da categoria.
O responsável pela indicação do jovem de Santiago, cidade localizada no Rio Grande do Sul, foi Tornado, atual treinador da equipe juvenil do cruzmaltino. Tudo aconteceu quando o Vasco foi até a citada cidade disputar um torneio, a chamada ‘Copa Santiago’. Na oportunidade, Dieyson se destacou com a camisa do Cruzeiro do Rio Grande do Sul e chamou a atenção do técnico vascaíno, que imediatamente sentou com a diretoria e pediu sua contratação.
Considerado um dos técnicos de melhor qualidade da base vascaína, Tornado, o descobridor de Dieyson, reservou alguns minutos do seu tempo para conversar com o site ‘Torcida do Vasco’ sobre seu pupilo. Para o treinador, o gaúcho tem tudo para assumir o posto de titular absoluto da lateral-esquerda vascaína.
Entrevista com Tornado, técnico da equipe juvenil:
Quando você teve a idéia de trazer o Dieyson para o Vasco?
“O Dieyson foi um atleta que nós vimos na Copa Santiago. Nós estavámos disputando essa competição e ele me chamou atenção quando estava jogando pelo Cruzeirinho, que era o time da casa. Ele foi muito bem, principalmente no jogo contra o Internacional, ele fez a diferença, e confirmou contra a gente. No mesmo momento eu chamei o Teixeira e a gente chegou a conclusão de conversar com os pais primeiro e com os diretores do Cruzeiro. Com isso deu tudo certo e hoje o Dieyson está aqui com a gente”.
Como você vê o atual momento do Dieyson no time profissional?
“Muito bom. O Dieyson é um jogador que tem muito para evoluir. Acho que o momento dele é um momento em que ele através do seu trabalho está buscando seu espaço. Tem muita coisa para ser vista, pois acho que o Dieyson tem um potencial muito grande para ser explorado, mas está bem. Está trabalhando com o Cristóvão, está integrado ao grupo e está tendo moral. Um atleta com moral, principalmente na idade dele, tem tudo para crescer”.
Quais são as características que você admira no Dieyson?
“É um jogador de habilidade e de muita velocidade. Dieyson é um jogador que gosta de ir ao fundo, vem com desenvoltura, vem com tranquilidade e obedece muito. É um jogador que está sempre disposto a trabalhar e tem como sua característica maior a habilidade. Por isso eu acho que o Vasco tem pela frente, se Deus quiser, um grande lateral-esquerdo e que irá suprir essa carência. O que é mais importante é que ele vem da base”.
Onde e o que o Dieyson ainda precisa melhorar?
“A maturidade. Ainda falta essa maturidade, que ele vai adquirir no dia-a-dia com o trabalho, principalmente por trabalhar com jogadores que já são reconhecidos, que é um Juninho, um Felipe, um Diego Souza…Jogadores que podem dar a ele essa confiança, essa coisa que a gente chama de tranquilidade para trabalhar. E sendo treinador pelo Cristóvão e pelo Ricardo Gomes, não preciso nem ficar falando desses dois, Dieyson vai dar retorno”.
Fonte: Site Torcida do Vasco