A convocação feita pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) para um arbitral na próxima terça-feira, em que mudanças no Campeonato Carioca estarão em pauta, deixou os clubes pequenos da Série A em alerta. Antes mesmo da confirmação sobre a existência de uma proposta oficial para redução do número de participantes do Estadual nos próximos anos – que é desejo dos quatro grandes –, os presidentes dos 12 times de menor expressão do Rio já montaram a defesa para não perderem espaço na elite.
O bloco se reuniu segunda-feira na própria Ferj e todos assinaram um documento no qual rejeitam de antemão a proposta de redução, pelo menos para o ano que vem.
– Não queremos alteração no número de participantes. Pelo Madureira, ficaria assim até 2016, quando terminará o contrato de transmissão com a Globo. O que queremos é uma divisão mais igual da cota de TV – afirmou Elias Duba, presidente do Madureira.
A união dos pequenos tem um efeito significativo, já que ela garante maioria dos votos, caso o assunto seja realmente colocado em pauta (veja ao lado). O ranking é definido pela colocação de cada clube na edição anterior do Carioca.
– É claro que queremos melhorias para a competição, vamos ouvir o que a Ferj tem a dizer, mas não a redução dos participantes – completou o presidente do Olaria, Heitor Belini.
Apesar de não ter participado da reunião dos pequenos, o presidente da Federação do Rio, Rubens Lopes, está ciente desta posição.
O temor dos clubes pequenos se deve ao movimento pelo enxugamento da competição, capitaneado pelo presidente do Fluminense, Peter Siemsen, que ganhou mais força após a Taça Guanabara.
No entanto, o próprio dirigente tricolor assegura que os grandes não irão ao Arbitral pensando em aniquilar os menores:
– O que vou fazer é levar minhas sugestões para melhorias.
Cada clube já definiu seu lado na disputa e só mesmo o arbitral de terça revelará o resultado deste cabo de guerra.
Bate-Bola
Valter Luiz Bittencourt - Presidente do Macaé
Como foi a articulação para que os clubes definissem sua posição quanto à diminuição dos participantes do Carioca?
Foi quase que espontâneo. A reunião foi convocada pelo presidente do Madureira e concordamos que diminuir o número de times não vai resolver o problema do Carioca. A fórmula é eficiente e não tem motivo de ser alterada.
Na prática, como acha que esse documento vai ter efeito?
Queremos evitar uma injustiça. Ninguém concorda com uma possível mudança, porque os pequenos não podem ser responsabilizados pelo fracasso do Estadual. Na questão da falta de público, por exemplo, a culpa é dos grandes.
Como assim?
É culpa dos pequenos que os grandes colocam time reserva no Carioca, porque estão pensando na Libertadores? É culpa nossa que existem jogos às 22h?
O que uma diminuição traria ao futebol do Rio?
Seria o início da falência do Estadual. É melhor que joguem um Carioca só dos grandes então.
Com a palavra
Peter Siemsen - Presidente do Fluminense
"Bota x Vasco mostra que é preciso mudar"
"Não é novidade que considero ideal que o Carioca tivesse menos participantes. Mas, pelo pouco tempo que tivemos entre a convocação do arbitral e a própria reunião, não tivemos um projeto pronto. Só que isso não quer dizer que o Fluminense não vá apresentar sugestões para melhorar a competição. Pretendemos alterar pontos que não estão legais e trazer uma contribuição a todos, inclusive aos pequenos.
Não dá para continuar como está, com estádios esvaziados e prejuízos. O clássico de domingo entre Botafogo e Vasco foi um exemplo. Um jogo desse tamanho não pode ter só 8 mil pagantes (NR: 8.190, para ser exato). Tem que mudar.
Sobre os pequenos reclamarem de que estamos usando reservas, acho que é uma discussão em que não devemos entrar. Tem coisas que devem ser conversadas e colocadas durante e após a reunião.
Vai ser muito bom termos um campeonato diferente nos próximos anos. Já tive uma conversa bem produtiva com o presidente Rubens Lopes. Com a emissora de TV, ainda não. Chegará o momento correto para isso."
Peso dos votos definida pela classificação no Carioca-2011
Flamengo 16 Fluminense 15 Botafogo 14 Boavista 13 Olaria 12 Vasco 11 Resende 10 Americano 9 Nova Iguaçu 8 D. de Caxias 7 Madureira 6 Volta Redonda 5 Bangu 4 Macaé 3 Bonsucesso 2 Friburguense 1