A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Clubes de futebol de areia começa nesta quarta-feira, em São Paulo, colocando à prova uma das maiores rivalidades do país. Às 15h, Flamengo e Vasco estarão frente a frente na arena montada na Represa de Guarapiranda para a estreia das equipes no Grupo A. O duelo carioca com clima de final será apenas o quinto confronto do dia, que ainda terá Atlético-PR x Palmeiras, Portuguesa x Botafogo, Cruzeiro x São Paulo, Asa Arapiraca x Santos e Sport Recife x Corinthians.
As 12 equipes estão divididas em três grupos na primeira fase. Até sexta-feira, serão disputados os jogos de classificação para as semifinais, que serão no sábado e colocarão frente a frente os líderes de cada grupo, mais o segundo melhor colocado no geral.
Atual campeão do Mundialito de Clubes e da Copa Brasil, o Vasco entra em quadra como grande favorito. Capitão da equipe da Colina, Jorginho chega com moral a São Paulo depois de ser um dos destaques da campanha vitoriosa da seleção brasileira na Copa América, em Rio Quente, no último fim de semana.
- O clássico será um jogo difícil como todos os outros. É um confronto sem favoritos, as equipes se fortaleceram e vamos trabalhar para conquistar a vitória. Estamos num dos grupos mais difíceis do campeonato, se não for o mais difícil - afirmou Jorginho.
No último confronto entre as duas equipes, na Copa Brasil, há duas semanas, foi o rubro-negro quem levou a melhor. O capitão Benjamin participou da vitória por 4 a 3, em Manaus, e foi um dos principais nomes do Flamengo na competição. Apesar do triunfo no clássico, o time da Gávea foi apenas o terceiro colocado na competição.
- Temos que entrar concentrados, marcando forte, porque o Vasco é um time de bom toque de bola, tem jogadores experientes e é uma decisão. Vamos estrear jogando uma final - afirmou Benjamin.