Depois de uma certa "punição" na temporada passada, quando teve menos jogos exibidos na TV aberta por uma retaliação à postura adotada nas negociações dos direitos de transmissão, o São Paulo agora tem uma distância menor diante do Corinthians em relação às partidas exibidas pela TV Globo de São Paulo no Campeonato Brasileiro de 2012.
Enquanto o time do Parque São Jorge estará na televisão paulista em onze das dezenove rodadas do primeiro turno, a torcida são-paulina poderá acompanhar o time em oito oportunidades - entre eles o próprio clássico entre os clubes, marcado para a encerrar a primeira metade da liga.
No Rio de Janeiro, o Flamengo segue soberano jogando como visitante nos horários das 16h de domingo ou 21h50 de quarta-feira, tanto que estará na TV aberta por nove vezes. E o domínio faz com que os rivais sejam colocados em segundo plano: na tabela detalhada divulgada pela CBF nesta segunda-feira, só quatro jogos de Fluminense, Botafogo e Vasco estão listados para serem transmidos pela Globo no Rio de Janeiro.
Para São Paulo, a situação de Palmeiras e Santos é ainda pior. Quem não tem TV fechada deve assistir a apenas dois jogos santista no primeiro turno do Brasileiro, além de apenas um palmeirense, exatamente o dérbi diante do Corinthians.
Veja o número de jogos de paulistas e cariocas programados para serem transmitidos para os Estados de cada clube (Palmeiras x Flamengo, por exemplo, que não deve ter transmissão para São Paulo, não conta como jogo exibido do Palmeiras):
Corinthians - onze jogos
Flamengo - nove jogos
São Paulo - oito jogos
Vasco, Botafogo e Fluminense - quatro jogos
Santos - dois jogos
Palmeiras - um jogo
Fonte: ESPN.com.br