Nei Lopes, compositor, escritor e estudioso da cultura afro-brasileira; Maurício Murad, professor universitário, romancista e um dos mais destacados pesquisadores brasileiros em sociologia do esporte; Luis Maffei, professor de literatura portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF); e a editora Oficina Raquel convidam para o lançamento do livro Contos da colina - 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz. São doze contos, onze deles tendo como tema um craque vascaíno, e, o principal deles, abordando a torcida cruz-maltina. Todos os textos são ficcionais, promovendo o encontro entre a literatura e o futebol, ou entre a criação literária e a paixão pelo Vasco da Gama.
O lançamento de Contos da Colina – 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz será nesta segunda-feira (19 de março), a partir das 19h, na Livraria Saraiva, do Shopping Rio Sul, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Estão previstas as presenças do presidente Roberto Dinamite e de jogadores do elenco vascaíno. A ambientação musical ficará por conta de Sonia Lentine (voz), Sant’ana (violão) e Leo (percussão). Na canja, Nei Lopes, Dicró e Tiãozinho do Salgueiro.
Os três contistas são inveterados torcedores do Gigante da Colina. Nei Lopes é compositor, escritor e estudioso da cultura afro-brasileira, tendo vastíssima produção literária e artística. Em novembro de 2005, recebeu do governo brasileiro a Ordem do Mérito Cultural, no grau de comendador, e foi premiado como Homem de Ideias, pelo suplemento Ideias, do Jornal do Brasil, em 2009. Mauricio Murad, além de romancista, é professor da Universo, lecionou durante vários anos na UERJ e é um dos mais destacados pesquisadores brasileiros na área da sociologia do esporte, na qual milita com livros e artigos acadêmicos de grande relevância. Luis Maffei é professor de literatura portuguesa da UFF, ensaísta e tem quatro livros de poesia publicados – um deles, 38 círculos, é todo centrado na campanha do Vasco na série B de 2009.
Os craques ficcionados são: Ademir Menezes, Alfredo Segundo, Barbosa, Bellini, Danilo Alvim, Edmundo, Eli do Amparo, Ipojucan, Juninho Pernambucano, Roberto Dinamite e Sabará. Além da torcida, é claro.
Fonte: Site oficial do Vasco