Em meio à troca de farpas entre o governo brasileiro e a Fifa em torno da organização da Copa 2014, clubes cariocas buscam, fora do campo, alternativas para incrementar receitas. Os quatro grandes do Rio estão investindo em lançamento de produtos e expansão de lojas oficiais, inclusive além das divisas do estado. No Vasco, o plano de franquias foi iniciado em maio do ano passado. Hoje tem 12 unidades, duas delas fora do Rio, em Vitória e Brasília. A meta é chegar a 40 até o fim de 2012, gerando quase R$ 4 milhões de royalties por ano para o clube. Norte e Nordeste são os principais alvos da expansão, diz Marcos Blanco, diretor de marketing. O Botafogo também aposta no crescimento fora do Rio. Em fevereiro, assinou contrato com a SPR Franquias, especializada em licenciamentos esportivos, que é responsável pelas marcas do Corinthians e do São Paulo. “Hoje temos quatro lojas. Vamos abrir mais 20 em um ano. Haverá unidades em João Pessoa, Vitória, Belo Horizonte, Belém e Aracaju. Metade da nossa torcida está fora do Rio”, diz Marcelo Guimarães, diretor de marketing, acrescentando que serão lançados 500 produtos oficiais. Em 2011, as lojas foram responsáveis por 10% do faturamento do clube, superando a participação de 2010 (7%). As franquias também estão na mira do Flamengo, que vai definir o modelo de negócio até o fim deste mês. Já o Fluminense deve decidir como vai explorar suas lojas no 2, semestre. Ambos conversam com a SPR.
Fonte: Coluna Negócios & Cia - O Globo