Assim como no ano passado, em 2012 a CBF continua ignorando o calendário da Fifa e mantendo as rodadas da Série A do Brasileirão que coincidem com jogos da Seleção Brasileira.
No próximo Brasileirão, pelo menos cinco rodadas serão prejudicadas por amistosos internacionais. Mas esse número pode aumentar, já que a CBF ainda não marcou jogo do Brasil entre os dias 12 e 16 de outubro, que é data Fifa, nem confirmou todos os amistosos da Seleção na temporada.
Para piorar, nesse ano, durante a Olimpíada de Londres o Brasileirão vai continuar normalmente, ao contrário dos campeonatos europeus.
Por causa disso, os clubes que tiverem jogadores convocados poderão ficar desfalcados entre a 12ª - e a 16ª - rodada. Ou seja, se um time tiver um jogador convocado para todos os amistosos e também para as Olimpíadas, pode perdê-lo por até 11 rodadas, sem contar o período de treinamentos para os Jogos Olímpicos, por exemplo. Não é a primeira vez que o calendário brasileiro fica apertado.
Nos últimos anos a história vem se repetindo, e quem sai prejudicado são os clubes, que jogam desfalcados dos seus principais jogadores.
Fonte: Lance