Fifa pode diminuir número de datas para seleções a partir de 2015

Terça-feira, 06/03/2012 - 06:30

A Fifa anunciou nesta segunda-feira que poderá realizar algumas mudanças no calendário de amistosos das seleções nas próximas temporadas . De acordo com o site oficial da entidade, a principal alteração seria na oficialização de 18 datas em dois anos. Sempre com a realização de duas partidas por período. Com isso, os meses de fevereiro e agosto, que normalmente contam com compromissos das nações, seriam abolidos.

Na reunião que aconteceu nesta segunda-feira, em Zurique, com a participação de confederações, clubes, jogadores e ligas profissionais, a proposta foi a de que as datas sejam as seguintes: março, setembro, outubro e novembro. O mês de junho seria utilizado nos anos ímpares. A mudança oficial do calendário será decidida na próxima reunião do Comitê Executivo da Fifa, nos dias 29 e 30 de março.

Caso as mudanças sejam aprovadas, o calendário passaria a ser utilizado nos períodos de 2015-2018 e prorrogado para 2019-2022. Além do período das datas, confira as outras propostas para alterações no calendário dos amistosos internacionais:

- Os jogadores devem ser liberados a partir da segunda-feira que inicia a semana dos amistosos internacionais. Duas partidas da equipe nacional podem ser disputadas período.

- A Seleção deve jogar as duas partidas da semana diante de equipes da mesma confederação. No entanto, o duelo pode acontecer entre federações diferentes desde que seja respeitado alguns critérios, entre eles horas de voo. Tudo para evitar o desgaste dos atletas.

- Um jogador pode jogar mais do que um torneio internacional por ano, no entanto, torneios olímpicos e das categorias de base não estão incluídos no calendário internacional.

Fonte: GloboEsprote.com